Total de visualizações da página

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Histórias do Candangão - O decacampeonato de 2003

Para começar com as postagens do novo blog começarei falando sobre o último título do Gama até hoje, que aconteceu em 2003.
 
Gama goleou o rival Brasiliense, garantiu o titulo invicto e cravou o Candangão de 2003 como um dos melhores da história. Poster: Plakar - Edição dos Campeões 2003.

O Candangão de 2003 realmente foi um dos melhores da história, assim como nos anos anteriores o Gama entrava como franco favorito ao título.Mas não ia ser tão fácil, o CFZ campeão invicto em 2002, tinha mantido a base do time e entrava no campeonato afim de surpreender mais uma vez, assim como o Brasiliense do ex-senador Luiz Estevão, que tinha além de Wellington Dias e Túlio Maravilha um time formado por maioria de jogadores conhecidos da torcida alviverde, como o zagueiro Gérson e o meia Luiz Fernando que disputaram a Série A com o Gama.

O campeonato era formado por 12 times divididos em 3 fases.Na primeira, as 12 equipes jogaram entre si em turno único, os dois últimos foram rebaixados, os quatro primeiros se classificaram para a semifinal(segunda fase) disputada em ida e volta, os dois vencedores da semifinal se classificaram para a final, também disputada em dois jogos.


























Ficha dos clubes que disputaram o Candangão de 2003. Plakar - Guia dos Campeonatos Estaduais 2003.

A estréia do Gama começou com goleada, 4x0 no Dom Pedro II, depois uma sequência de 3 vitórias por 1x0, em cima de Luziânia, Ceilândia e Brazlândia.Enquanto isso o CFZ abusava do número de gols, 22 até a 4ª rodada com direito a um 10x1 em cima do Sobradinho. Na 5ª rodada o Gama amargou um empate com a ARUC por 1x1 e logo em seguida um 2x2 com o CFZ fora de casa.No jogo contra o Sobradinho vitória por 4x0 no Bezerrão que iniciou uma sequência de vitórias, em cima de Unaí(1x0), o rival Brasiliense(1x0) e o Guará(3x2).Na última rodada da primeira fase o alviverde já classificado empatou, 2x2 com o Bandeirante na Metropolitana.O Gama terminou a primeira fase em primeiro, seguido por Brasiliense, CFZ e Luziânia. Os rebaixados foram a ARUC e o Sobradinho.

Então a semifinal ficou Gama x Luziânia e Brasiliense x CFZ, com o alviverde tendo a vantagem de decidir em casa, assim como o Brasiliense. No primeiro jogo do Gama no Serra do Lago em Luziânia, vitória por 1x0.No segundo jogo em casa empate por 2x2 e presença garantida em mais uma final contra o Brasiliense, que também venceu e empatou contra o CFZ.
 
Jogadores de Gama e Brasiliense se reunem no meio de campo antes do jogo final do Candangão de 2003.


O primeiro jogo no Serejão terminou empatado, Goeber abriu o placar para o periquito com um toque na saída de Donizetti, Túlio empatou no fim do jogo ajeitando com a mão e empurrando para o gol.No segundo jogo só deu Gama, Nen abriu o placar de cabeça aos 2 minutos, Leonardo Manzi aos 27 e aos 33 matou o Brasiliense, Wellington Dias ainda diminuiu seis minutos depois.O primeiro tempo terminou com o time de Luiz Estevão tendo que marcar 4 gols para ser campeão. O segundo tempo não foi muito diferente do primeiro, o Brasiliense não conseguia criar, o Gama dominava o jogo, Rodriguinho aos 38 ainda marcou o quarto.O vexame amarelo só não foi pior por causa da trave que salvou três vezes. No final do jogo a torcida invadiu o campo para comemorar com os jogadores, muitos ficaram apenas de cueca no campo.O Gama faturou o seu décimo título do Candangão, o segundo invicto(o primeiro havia sido em 1995).


No fim do jogo, a torcida do Gama invadiu o campo e fez a festa no Bezerrão.

O Candangão das goleadas não poderia terminar de outra forma, a vitória por 4x1 do Gama é a maior diferença já aplicada em cima do Brasiliense, também foi o segundo título conquistado em cima do rival.

Leonardo Manzi(E) e Luciano Fonseca(no centro) foram peças importantes do ataque do Gama em todo o campeonato, principalmente na final assim como o zagueiro Emerson(D) na defesa do Gama, a melhor do Candangão.

CAMPANHA DO GAMA

JOGOS: 15

VITÓRIAS: 10

DERROTAS: 0

EMPATES: 5

GOLS MARCADOS: 29

GOLS SOFRIDOS: 11(MELHOR DEFESA DO CAMPEONATO)

MÉDIA DE GOLS MARCADOS: 1,93

MÉDIA DE GOLS SOFRIDOS: 0,73

Por Gabriel Caetano
 

2 comentários: