Total de visualizações da página

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Candangão 2013 - Um clássico de muitas histórias


Nesta quinta-feira, 07 de fevereiro, Gama e Brasiliense estarão pela 48ª vez em campo medindo forças. Um confronto recheado de histórias, jogos emocionantes e curiosidades. O clássico caçula do DF é conhecido pelos bons públicos e pela rivalidade entre os clubes, que vem desde o primeiro encontro.


Torcida fez a festa, e comemorou o Pentacampeonato na casa do rival
 
As equipes se enfrentaram pela primeira vez no ano de 2001, no estádio Mané Garrincha. O estreante Brasiliense, de Iranildo(ex-Flamengo), surpreendeu e venceu. O time recém criado chegou as finais contra o Gama, ambas as equipes tinham jogadores conhecidos no cenário nacional, isso despertou interesse da Rede Globo de Televisão que transmitiu a partida ao vivo para todo o DF pela primeira vez na história do Candangão. O alviverde venceu as duas partidas, fez a festa no estádio do rival e garantiu o pentacampeonato seguido.

Gama 1x0 Brasiliense – Clássico realizado pela Copa Centro Oeste de 2002

Maior campeão candango, com grande tradição no cenário nacional, o Gama era o bicho papão do DF. Mas o Brasiliense que vinha cada vez mais querendo ganhar espaço tornava os jogos cada vez mais dificeis e emocionantes. Em 2003, as equipes voltaram a decidir o campeonato. Novamente o título ficou com o alviverde, após empatar no Serejão, a equipe goleou por 4 a 1 no Bezerrão.

Em 2003, Gama conquistou seu 10º título com goleada em cima do rival


O Gama foi decaindo depois do rebaixamento para Série B em 2002, e para a C no ano seguinte. O Brasiliense foi crescendo, levou muitos jogadores renomados no alviverde e conseguiu chegar a Série A em 2005, depois de conquistar a segundona no ano anterior. Mas não durou mais que um ano. Com a volta do Gama para a Série B, as equipes se enfrentaram também no Brasileiro.
Pela Série B, a disputa era mais acirrada ainda. Foram 7 jogos, com três vitórias para cada lado e apenas um empate. Com algumas vitórias inesquecíveis para o torcedor alviverde. Como a primeira em 2006, por 2 a 0, em pleno Serejão. E a última em 2008, por 1 a 0, no Mané Garrincha, com festa da torcida gamense numa noite fria de meio de semana. A partida que acabou sendo o último clássico do estádio.

Torcida faz a festa durante clássico contra o Brasiliense em 2008, pela Série B.

Os clássicos sempre foram acirrados, principalmente no antigo Bezerrão. Foram 9 jogos, 6 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota. No estádio do rival também ocorreu grandes jogos. Em 2008, o Gama evitou o título antecipado do Brasiliense vencendo por 2 a 0 em pleno Serejão, evitando a festa dos anfitriões. 
 Gama estraga a festa do Brasiliense no Serejão, evitando o título antecipado do rival

Em 2011, o alviverde voltou a proporcionar um jogo épico. Precisando vencer para se classificar para a final, conseguiu a vitória heróica por 2 a 1 diante de uma torcida que lotou o lugar reservado a ela na Boca do Jacaré. Na volta a equipe foi recepcionada pela torcida no Balão do Periquito, e a festa durou a noite toda. 
 


Jogadores se abraçam e comemoram a classificação heróica do Time de Guerreiros do Gama de 2011 após vitória por 2 a 1 na casa do rival.

O jogo mais esperado do Candangão, é motivo de alegria, ansiedade e muitos outros sentimentos indescritiveies para o torcedor de ambas os lados. Espero mais um grande jogo entre Gama e Brasiliense. Que o espetáculo dentro de campo e nas arquibancadas possa prevalecer. 


Por Gabriel Caetano



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário