Total de visualizações da página

quarta-feira, 20 de março de 2013

Histórias da Copa do Brasil - A bela campanha do Gama em 2004


O Gama disputou pela décima vez a Copa do Brasil conseguindo a classificação com o decacampeonato candango em 2003.
O elenco do Gama além de ter sido vice-campeão da Série C, fez uma boa campanha na Copa do Brasil, com vitória em cima do Botafogo em pleno Maracanã 

A estréia aconteceu no Paraná, no estádio Waldomiro Wagner, no dia 4 de fevereiro, contra o Paranavaí. O jogo terminou sem gols. O único acontecimento foi o cartão amarelo para o zagueiro Emerson pelo lado do Alviverde. O empate não era ruim, mas o time candango só precisava de uma vitória simples no Bezerrão para passar de fase e enfrentar o Botafogo-RJ.


A vitória veio e não foi nem um pouco simples. O Gama dominou o jogo e goleou o time paranaense por 3 a 0. Emerson, aos 40 minutos do primeiro tempo, abriu o placar. Victor Santana, com 1 minuto do segundo tempo, e Bobby, aos 23, fecharam a classificação do Periquito.

Gama 3 x 0 Paranavaí – Gama goleia o time do Paraná e se classifica para pegar o Botafogo-RJ na segunda-fase

O Gama tinha agora uma pedreira: o Botafogo. O clube Alvinegro chegava para o confronto com o Periquito três dias depois da eliminação no Campeonato Carioca. A crise no time da estrela solitária poderia ser uma boa arma para o Alviverde.
A vitória contra o rival Brasiliense, poucos dias antes do jogo contra o Botafogo, era outra grande motivação para o elenco gamense. Mas por outro lado o time carioca chegava com o foco total na Copa do Brasil.

O primeiro jogo aconteceu no Bezerrão e foi épico. O Botafogo abriu o placar logo aos 3 minutos com Fernando, mas Rodriguinho, aos 7, e Emérson, aos 16, viraram para o Gama. Seis minutos depois, Camacho empatou novamente. Nos acréscimos, Alex Alves deixou o alvinegro carioca novamente com a vantagem. O primeiro tempo terminou 3 a 2 para o Botafogo.

A segundo etapa não começou muito diferente do que foi a primeira. Aos 15, Goeber empatou novamente. Não demorou para o Glorioso voltar a dominar o placar. Apenas dois minutos depois, Alex Alves marcou de novo para o Botafogo. O Gama ainda conseguiu buscar a igualdade novamente. Victor Santana, no final da partida, marcou o quarto do Periquito e o jogo terminou empatado por 4 a 4. 

Gama 4 x 4 Botafogo – Em jogo de 8 gols, as duas equipes fizeram um jogaço e terminaram empatadas

Uma semana depois, as equipes voltaram a se enfrentar. Só que dessa vez no Maracanã. A partida mal começou e o Botafogo abriu o placar. Alex Alves aos 9 minutos marcou o primeiro do Alvinegro. Mas não demorou pro Alviverde virar o jogo. Victor Santana empatou, dois minutos depois, Thiago conferiu aos 17 e ainda no primeiro tempo, aos 37, Victor marcou de novo, terminando a primeira etapa com o Gama vencendo por 3 a 1.

No segundo tempo, o Botafogo precisava marcar dois gols para avançar às oitavas. O Alvinegro marcou aos 10 e dai em diante o time carioca pressionou e foi dessa pressão que a equipe conseguiu um pênalti. Alex Alves, artilheiro do Glorioso, cobrou no travessão. Na volta, a bola voltou no atacante e em seguida Rui Cabeção escorou para o fundo das redes. Como a trave é neutra, o segundo toque de Alex Alves é considerado infração, tornando assim o terceiro gol do Alvinegro irregular.

O Gama conseguiu segurar a vitória no Maracanã e a classificação para as oitavas da Copa do Brasil. O que até então era um feito inédito na história do clube.

Em um jogaço no Maracanã, o Alviverde eliminou o Glorioso com uma vitória por 3 a 2

Nas Oitavas de Final, o Gama enfrentou o Palmas-TO, no qual já havia ganhado na Copa do Brasil de 2001. O primeiro jogo aconteceu no estádio Nilton Santos, debaixo de um “dilúvio”. O Gama abriu o placar com Rodriguinho, aos 19 do primeiro tempo, mas permitiu o empate, com gol de Alisson aos 41. 

O Gama levava ligeira vantagem. Além de ter que vencer por qualquer resultado em casa também poderia empatar sem gols para se classificar, por ter feito um tento fora de casa.
No jogo da volta no Bezerrão as coisas não começaram muito bem para o Gama. Ferdinando, aos 31 do primeiro tempo, abriu o placar para o Palmas. Weslley, aos 44, deixou tudo igual, mas logo em seguida Moacri marcou para o Palmas. O primeiro tempo terminou com vitória do time do Norte. Agora só a vitória interessava.

No segundo tempo o Gama partiu para cima, conseguiu o empate aos 20 minutos com Rodriguinho e pressionou mais ainda. A vitória não vinha e para piorar Arismar fechou de vez a classificação do Palmas. Nos acréscimos, marcou o terceiro do time tocantinense. Gama 2 a 3 Palmas-TO. Uma derrota em casa foi o término da Copa do Brasil de 2004 para o Alviverde que contou com vitória no Maracanã, goleada e empate dramático. Mas mesmo com a eliminação, não foi apagada a bela campanha.

FICHA DA CAMPANHA DO GAMA – COPA DO BRASIL 2004
6 JOGOS
2 VITÓRIAS
3 EMPATES
1 DERROTA
13 GOLS FEITOS
10 GOLS SOFRIDOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário