Total de visualizações da página

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Histórias do Candangão - Gama se torna o maior Campeão Candango

EM MEMÓRIA AO ATACANTE GAMENSE AUTOR DO GOL DO TÍTULO CANDANGO DE 2001:
RODRIGO ANTUNES BARBOSA LOPES, O RODRIGÃO.



Gama ganhou pela nona vez o Candangão, ultrapassando o Brasília e se tornando o maior campeão

Em 2001 o Gama era a sensação do DF com 8 títulos metropolitanos, sendo 4 deles em sequência(1997 a 2000), disputava a elite nacional pelo terceiro ano seguido após ganhar uma longa briga contra a FIFA e CBF. 
Aquele ano marcou a estreia do Brasiliense na divisão principal do Candangão, o rival conseguiu o acesso juntamente com a ARUC.

O Alviverde fez grandes contratações: o goleiro Ronaldo ex-Corinthians e o zagueiro Márcio Santos campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994. 


Torcida gamense sempre presente nos jogos fora de casa. Gama e Ceilândia fizeram um jogo truncado e empataram por 1 a 1


Com clubes ousados e o futebol do DF ganhando cada vez mais visualização no cenário nacional o Gama teve grandes dificuldades. Na fase inicial a equipe perdeu os dois jogos para o Brasiliense, nascia ali então a grande rivalidade dos tempos de hoje. Bandeirante e Brazlândia também estavam afim de quebrar a hegemonia gamense, ambos fizeram boas campanhas terminando a fase classificatória na frente do alviverde. O Periquito foi apenas o quarto colocado garantindo classificação à semifinal. 


Gama venceu o Guará nos dois jogos(3 x 1 e 2 x 0)


O adversário da semifinal foi o Brazlândia, líder na primeira fase, com 12 pontos a frente do Alviverde. 
A partida de ida no Bezerrão foi bastante difícil, o Periquito conseguiu uma importante vitória por 2 a 0 garantindo assim uma boa vantagem para a volta. O segundo jogo no estádio da Chapadinha terminou com derrota por 1 a 0 e o Gama avançando para a sua nona final seguida no Candangão. O Brasiliense seria o adversário, o clube amarelo eliminou o Bandeirante.

Com grandes astros de ambos os lados a final do Candangão ganhou visualização da imprensa nacional, inclusive as duas partidas foram transmitidas ao vivo para todo o Distrito Federal pela Rede Globo de Televisão, algo inédito até então.

O primeiro jogo foi emocionante, com um Bezerrão totalmente lotado. O Gama começou a mil e com menos de 2 minutos abriu o placar com Abimael, Alessandro Bocão aumentou ainda na primeira etapa. Aos 3 do segundo tempo o maestro Lindomar marcou o terceiro. O Brasiliense esbanjou uma reação e diminuiu com Jacques aos 14 e Weldon aos 44. 

O jogo decisivo foi bastante eufórico, cerca de 30 mil pessoas lotaram o estádio Serejão, com o espaço reservado para a torcida Alviverde totalmente tomado. 

A equipe gamense precisava apenas de um empate para se tornar o maior campeão candango, só que Iranildo abriu o placar para o rival aos 18 da etapa inicial. No segundo tempo o Gama foi para cima e não demorou para que Alessandro Bocão empatasse.
O Brasiliense então se lançou ao ataque e dava espaços para os contra ataques do alviverde, nos acréscimos Rodrigão se aproveitou de falha da zaga e tocou na saída do goleiro Nei decretando o nono título do Periquito.


Torcida gamense lotou completamente a área destinada ao alviverde pelo segundo jogo da final no estádio Serejão 


CAMPANHA 
JOGOS - 22
VITÓRIAS - 12
DERROTAS - 7
EMPATES - 3
GOLS FEITOS - 34
GOLS SOFRIDOS - 20

Por Gabriel Caetano









Nenhum comentário:

Postar um comentário