Total de visualizações da página

sábado, 20 de setembro de 2014

Histórias do Candangão - A invencibilidade de dois anos do Gama


A sequência invencível do Gama rendeu dois títulos candangos


O Gama ficou incríveis 36 jogos sem perder no campeonato do DF, totalizando quase dois anos. A invencibilidade do Alviverde começou com uma goleada por 4 a 1 sobre o Taguatinga, no estádio Serejão pelo quadrangular final de 1998 e só foi quebrada pelo Ceilândia na 9ª rodada do Candangão de 2000.

A caminhada reuniu grandes jogos, no quadrangular final do Candangão de 1998 foram duas goleadas importantíssimas rumo ao título, uma vitória em cima do Ceilandense no estádio Abadião que deu a chance do Gama levar a taça uma rodada antes do final com vitória sobre o Guará no Bezerrão. A competição terminou com um 3 a 1 sobre o Taguatinga.

A grande campanha no Candangão de 1999
Em 1998 o Gama ainda conquistou o inédito título da Série B, dando a oportunidade de disputar a Série A no ano seguinte. A preparação para o Brasileirão começou no Candangão, a primeira fase foi arrasadora com 42 pontos dos 54 possíveis, sendo 12 vitórias e 6 empates. Contabilizando 38 gols marcados e apenas 11 sofridos, o Alviverde por 5 vezes ganhou por uma diferença de 3 gols.

Na fase semifinal o Alviverde despachou o Guará com um empate e uma vitória, na final foram duas vitórias sobre o Dom Pedro II e o tricampeonato candango garantido. O Gama terminou a competição com 15 vitórias, 7 empates, nenhuma derrota, 44 gols marcados e 13 sofridos.

O fim da invencibilidade
O ano de 2000 foi um dos mais conturbados da história do futebol brasileiro, travando uma briga judicial contra CBF e FIFA o Gama tentava garantir o direito de jogar o Brasileirão que fora tirado após uma punição polêmica ao São Paulo. No Candangão o clube candango continuava firme e forte, tanto que começou o campeonato com uma sequência de quatro vitórias, quebrada com um empate diante do Dom Pedro II. O Alviverde goleia Sobradinho, Guará e empata com o Brasília antes de enfrentar o Ceilândia pela 9ª rodada.

O Abadião foi o palco do fim de uma longa invencibilidade, o Ceilândia não fazia grande campanha, tinha 9 pontos e havia sofrido uma goleada na rodada anterior, diferente do Gama que liderava com 20 pontos. Aos 8 minutos o Gato saiu na frente com Mica, ainda no primeiro tempo Marcelo França aproveitou cruzamento de Abimael e empatou, no segundo tempo Márcio Franco de pênalti fez o gol que encerrou a sequência invencível do Alviverde. 

A invencibilidade do Gama foi a mais longa até então no futebol do DF. Em 1998 o clube havia perdido para o Brasília, por 2 a 1, no dia 26 de abril, depois disso foram 714 dias sem perder nenhum jogo pelo Candangão, até que no dia 09 de abril de 2000 o Ceilândia venceu o Alviverde por 2 a 1. 

Jogo que marcou o fim da invencibilidade gamense
                                             

Por Gabriel Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário