Total de visualizações da página

sábado, 8 de novembro de 2014

Histórias do Brasileirão - A influência do Gama no título brasileiro do Santos em 2002

O ano de 2002 foi bastante irregular, apesar de chegar à final da Copa Centro Oeste o Gama perdeu a hegemonia no Candangão para o CFZ e não conseguiu evitar o rebaixamento no Brasileiro

O ano de 2002 marcou a última vez do Gama na Série A, apesar disso a participação do alviverde rendeu alguns fatos que ficaram na lembrança do torcedor, como a vitória em cima do Vasco em São Januário. Um acontecimento em particular entrou para a história, não só do Periquito mas também de Santos e Coritiba.

Na última rodada da primeira fase, o alviverde candango enfrentou o Coritiba no estádio Mané Garrincha. O Coxa precisava apenas de uma vitória contra o já rebaixado Gama para avançar à fase final e eliminar o Santos, mas a história reservou uma verdadeira tragédia para os paranaenses.



O Gama entrou cheio de desfalques, no jogo do rebaixamento na rodada anterior, diante do Atlético-MG - 6 a 4 para os mineiros - o Periquito teve quatro jogadores expulsos(além do técnico Sérgio Alexandre detido). 


O jogo começa igual, o Coritiba precisando da vitória é quem parte primeiro ao ataque. As melhores chances vem em bolas paradas, na melhor delas Picoli chutou para fora. A primeira chance do time candango vem em cabeceio do atacante Vitor Logo em seguida veio a resposta com um belo chute de Reginaldo Araújo no qual o goleiro gamense fez boa defesa. 


Nos acréscimos o Periquito conseguiu marcar, Marquinhos tenta invadir a área mas é derrubado: penalti para o Gama. O artilheiro Dimba cobrou forte e no canto, sem chances para Fernando Prass: Gama 1 a 0. 

Após passar pela zaga o atacante Dimba dribla Fernando Prass, sacramenta a goleada gamense e a desclassificação do Coxa


A etapa final começou sem grandes chances, apesar de precisar da vitória o Coxa era conservador, assim como o time gamense. O Coritiba se acuou e o Gama passou a ter mais posse de bola no ataque. 

Aos 28 o zagueiro Dario de la Rosa bateu forte e obrigou Fernando Prass a fazer uma defesa difícil, pouco tempo depois o arqueiro do time paranaense salvou novamente, o meia Rodriguinho fez boa jogada e bateu duas vezes sem sucesso. 

Em ritmo forte, o clube candango conseguiu marcar o segundo. Aos 36 Dario aproveitou cruzamento de Dimba, cabeceando firme, a bola bateu na trave e nas costas de Fernando Prass antes de entrar. Dois minutos depois Rodriguinho pegou a sobra na área e fez o terceiro. Aos 41 o artilheiro Dimba marcou um golaço, fechando o caixão, deixando para trás a zaga e o goleiro. Nos acréscimos o Coxa ainda teve chance de diminuir em pênalti duvidoso, Lúcio Flávio desperdiçou.

Santos favorecido
O Gama até então era o lanterna, e apesar do rebaixamento, a goleada empurrou o Botafogo para o último lugar da tabela, além de desclassificar o Coritiba.O Santos se classificou e acabara depois se consagrando Campeão Brasileiro de 2002 em cima do Corinthians.


A vitória gamense até hoje é muito falada, muitos acreditam que não haveria os 'meninos da vila' caso o Gama perdesse para o Coritiba, Robinho se tornaria apenas um 'jogador comum' já que a mítica pedalada na final não existiria, algo extremamente importante para sua carreira decolar, e a história do Santos teria um Brasileiro(talvez dois) e uma final de Libertadores a menos.


FICHA DO CONFRONTO
GAMA 4x0 CORITIBA - CAMPEONATO BRASILEIRO 2002
Local: Estádio Mané Garrincha
Data: 17/11/2002
GAMA: Júlio César; Paulo Henrique, Jairo, Nen e Weider (Wilson Goiano); Deda, Marquinhos (Rodriguinho) e Lindomar; Dimba, Vitor (Dario de la Rosa) e Anderson Barbosa. Técnico: Sérgio Alexandre
CORITIBA: Fernando Prass; Reginaldo Araújo (Ceará), Picoli, Edinho Baiano e Adriano; Roberto Brum, Reginaldo Nascimento, Tcheco (Alexandre Fávaro) e Lúcio Flávio; Jabá e Da Silva (Marcel). Técnico: Paulo Bonamigo.
Gols: Dimba (48' e 86'); Dario de la Rosa (81') e Rodriguinho (83')
Árbitro: Elvésio Zequetto

Por Gabriel Caetano






Nenhum comentário:

Postar um comentário