Total de visualizações da página

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Histórias do Brasileirão - Sequência incrível de vitórias livra o Gama do rebaixamento

O Gama estreou empolgando a torcida com vitória  sobre o Grêmio


O ano de 2005 marcou a volta do Gama à Série B, com boa campanha na terceirona de 2004 o clube conseguiu o vice campeonato. A estreia foi animadora, com uma vitória sobre o Grêmio de Mano Menezes, mas o decorrer do campeonato foi preocupante.

A partida da segunda rodada veio o choque de realidade para o limitado elenco gamense. Foram várias derrotas, a consequência foi a lanterna. Com mais da metade do campeonato, foi contratado o experiente Lindomar, ídolo da torcida. Depois de cinco partidas seguidas sem vitórias, as coisas começaram a mudar a partir da 14ª rodada.

A virada
O alviverde empatou fora de casa contra o então campeão da Copa do Brasil e adversário direto na briga contra o rebaixamento. Foto: Gazeta Press

A recuperação começa em Alagoas, com vitória sobre o CRB. O ânimo dos jogadores muda, o time deixa a lanterna e vai em busca da improvável reação. Na partida de despedida do "antigo Bezerrão", vitória sobre o Guarani. 

Pela primeira vez o alviverde candango chegava a uma sequência de duas vitórias. Jogando fora de casa, em uma partida dura contra o Paulista, campeão da Copa do Brasil, um empate suado. Contra o Náutico, no Bezerrão, vitória por 2 a 0. Se livrar do rebaixamento era realidade.

A derrota para o Cricíuma no Heriberto Hulse, adversário direto, acabou complicando a situação. Agora para se livrar do rebaixamento, vencer os dois jogos finais era primordial. Na penúltima rodada, em jogo sofrido, Lindomar deu a vitória ao alviverde. O goleiro Evérton, estreante, ainda pegou um pênalti. Agora, o Sport, na Ilha do Retiro, era a "missão impossível" do Gama.

Em situação parecida, o Sport também lutava contra o rebaixamento e uma derrota poderia significar o descenso. Jogando na Ilha do Retiro o Gama não se intimidou. O Sport até começou melhor, dominando os dez minutos iniciais, mas sem levar muito perigo a meta de Alencar.

Depois, só deu Gama. O atacante Maia, grande nome do jogo, marcou aos 15 minutos, de falta, mas teve seu gol anulado, pois a cobrança era por tiro indireto. Aos 38, cobrança de falta na área, a zaga do Sport ficou parada, cobrando impedimento inexistente. Goeber escorou para Maia que só completou para o gol vazio. Gama 1 a 0. 

No segundo tempo, o Sport voltou apático. O Gama logo marcou o segundo, Maia foi lançado, driblou o goleiro Maizena e marcou o seu décimo gol na Série B - artilheiro do Gama - selando uma improvável reação. Já o Sport se livrou do rebaixamento, graças ao empate do Vitória-BA, em casa, contra a Portuguesa.

O improvável aconteceu, o Gama se livrou do rebaixamento após uma reação incrível



DA 1ª A 14ª RODADA
PONTOS - 12
VITÓRIAS - 3
DERROTAS - 8  
EMPATES - 3
GOLS FEITOS - 18
GOLS SOFRIDOS - 30
APROVEITAMENTO - 28.57%

DA 15ª A 21ª RODADA
PONTOS - 16
VITÓRIAS - 5
DERROTAS - 1 
EMPATES - 1
GOLS FEITOS - 10
GOLS SOFRIDOS - 3
APROVEITAMENTO - 76.19%

Por Gabriel Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário