Total de visualizações da página

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Histórias do Candangão - O Time de Guerreiros de 2011


Com protestos da torcida por causa dos ingressos caros o Gama estreou no Candangão de 2011 em casa diante do Ceilandense. Luiz Fernando fez 1 a 0 para os visitantes aos 16 da primeira etapa e Bachin marcou aos 41 o gol que definiu o empate. Na segunda rodada o clássico contra o rival Brasiliense não saiu do 0 a 0 no Serejão. A primeira vitória do Alviverde veio com uma goleada por 4 a 0 sobre o CFZ no Bezerrão.

Torcida do Gama protesta por causa dos ingressos abusivos. Foto: Gabriel Caetano

Daí então o Gama jogou por duas vezes fora de casa, empatou contra o Botafogo/DF no CAVE e perdeu por 2 a 1 para o Formosa em um jogo disputado no estádio Diogão. Na partida contra o Brasília no Bezerrão a torcida novamente ficou de fora do estádio em protesto aos preços abusivos dos ingressos, em campo o Gamão venceu já nos acréscimos com gol de Elivelto. Na última rodada do primeiro turno o Alviverde empatou sem gols contra o Ceilândia.

No Abadião de baixo de uma chuva forte o Gama conseguiu uma grande vitória por 4 a 2 sobre o Ceilandense. No clássico contra o Brasiliense em casa o Alviverde chegou a abrir o placar com Fábio Silva mas vacilou e tomou a virada com gols do estreante Rômulo. Diante do lanterna CFZ nova goleada, dessa vez por 4 a 1. Em seguida uma sequência de dois empates no Bezerrão, contra Botafogo/DF e Formosa. Na penúltima rodada a vitória sobre o Brasília no estádio Rorizão garantiu a classificação para o quadrangular semifinal. A derrota para o Ceilândia por 2 a 0 na última rodada foi apenas para cumprir tabela.

O quadrangular semifinal começou mal, vários atletas estavam com salários atrasados, o presidente Paulo Goyaz não cumpria as promessas e o elenco gamense chegou a interromper um treino e ameaçar uma greve por conta da falta de pagamento.

Foi nessa situação que o elenco entrou em campo contra o rival e foi humilhado em pleno Bezerrão, o árbitro Sandro Meira Ricci prejudicou novamente o Gama e Rômulo marcou três vezes decretando a goleada do Jacaré. Na segunda rodada, no estádio Diogão, nova derrota, dessa vez 1 a 0 amargo para o Formosa. Brasiliense e Formosa dividiam a liderança com 6 pontos cada, já o Gama amargava a lanterna com nenhum ponto e 4 gols de saldo negativo. 

O zagueiro Ancelmo do Formosa chegou a falar que o seu time já estava classificado à final e que o elenco gamense era uma merda e não chegaria a lugar algum. 

Tiago Gaúcho comemora o quarto gol do Gama sobre o Formosa


Eis então que surge o TIME DE GUERREIROS. Foram duas vitórias seguidas por 1 a 0 sobre o Botafogo/DF, na primeira com um gol de Bachin aos 11 da etapa final no estádio do CAVE. No segundo jogo, em casa, Ederson marcou o gol da vitória logo com 1 minuto de partida. A esperança continua e um elenco desacreditado até mesmo pelo seu presidente confia na capacidade de cada jogador do grupo. Quem pensou que encontraria um elenco desmotivado por conta da falta de salários ou pela situação ruim no campeonato se surpreendeu.

Na penúltima rodada Gama e Formosa fizeram um jogo decisivo no Bezerrão. Allan abriu o placar para o Alviverde candango, mas não demorou muito e Éder empatou após um erro de Fernando Vizzoto. E quando já estava ruim para o Gama piorou, Luiz Carlos de fora da área acertou um chutaço marcando o gol da virada do Formosa. O Gama então mostrou um futebol poucas vezes visto naquele campeonato, Elivelto marcou um golaço e, ainda no primeiro tempo, o lateral Allan virou a partida: 3 a 2. Depois disso uma confusão generalizada aconteceu no túnel de acesso ao campo, Pedrão do Gama, e Ancelmo do Formosa, foram expulsos, a polícia afastou os jogadores com spray de pimenta. Quando o futebol voltou a ser a principal atração Tiago Gaúcho marcou o quarto e, em seguida, Dudu marcou o quinto. Rodrigo Ayres ainda diminuiu, mas ficou nisso: 5 a 3.

Jogadores comemoram a classificação para a final do Candangão 2011. Foto: Correio Braziliense

A torcida se juntou e arrecadou dinheiro para dar como prêmio aos jogadores, que na última rodada venceram o Brasiliense no estádio Serejão por 2 a 1, vitória essa que quase eliminou o rival amarelo. Muitos não acreditaram, o presidente Paulo Goyaz chegou a chamar o time de merda mas os jogadores provaram o contrário e conseguiram a classificação à final.

O primeiro jogo da final ocorreu no Bezerrão, o Gama com um desfalque importante o goleiro Fernando Vizzoto. O Alviverde saiu na frente aos 42 do segundo tempo, com gol de Hugo, mas aos 46 Raphael empatou, jogando um balde de água fria na torcida gamense. No Serejão o placar não saiu do zero e o Brasiliense com o regulamento de baixo do braço tinha a vantagem do empate e acabou ficando com o título. Quando os atletas voltavam para o Gama no ônibus foram parados no Balão do Periquito, lá os jogadores tiraram fotos com os torcedores e com a taça de vice-campeão.


CAMPANHA
JOGOS - 22
PONTOS - 35
VITÓRIAS - 9 
EMPATES - 8
DERROTAS - 5
GOLS FEITOS - 32
GOLS SOFRIDOS - 23
SALDO DE GOLS - 9
APROVEITAMENTO - 53.03%
ARTILHEIRO - FÁBIO SILVA(9 GOLS)*
*ARTILHEIRO DO CAMPEONATO

O volante Everton mostra junto a torcida o troféu de vice-campeão





Por Gabriel Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário