Total de visualizações da página

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Histórias do Brasileirão - Gama 2 x 3 Cruzeiro, a partida mais polêmica do Gama na Série A

"O Gama entregou hoje o seu rebaixamento, não duvido nada ter vendido essa partida para no ano que vem fazer parceria com o Cruzeiro e voltar à Série A". 

As palavras citadas acima foram pronunciadas por um senhor de 44 anos para uma criança de 6, logo após o término da partida entre Gama e Cruzeiro pelo Brasileirão 2002. Até hoje não esqueço daquele polêmico jogo e, desde então, guardo na memória esta frase da qual meu pai enfurecido disse no caminho de volta do Mané Garrincha ao Gama.


Romualdo(E) disputa a bola com defensor do Cruzeiro. Derrota para os mineiros foi sem dúvida uma das mais doloridas e polêmicas do Gama na Série A

O Gama vivia uma situação delicada, amargava a penúltima colocação com 22 pontos, correndo um sério risco de voltar à Série B, mas uma vitória na 26ª rodada poderia dar um novo ânimo e até tirar o clube candango da zona de perigo. Nessa condição o alviverde teria pela frente o Cruzeiro, em situação parecida os mineiros estavam a 4 pontos do Z-4, com chances remotas de rebaixamento.

O que se viu no começo de jogo foi um Gama arrasador em cima de um Cruzeiro totalmente acuado. Jogando fácil o alviverde logo abriu o placar. Aos 12 minutos Romualdo recebeu na entrada da pequena área e chutou forte: 1 a 0.

O clube candango permaneceu em cima dos mineiros, ataque contra defesa. Tanto que não demorou a sair o segundo. Aos 16, apenas 4 minutos após o primeiro gol, Ânderson recebeu sozinho dentro da área só tendo o trabalho de empurrar para o gol vazio: 2 a 0. Daí então o alviverde dominava, tocando bem a bola chegou a criar chances de marcar mais um, o Cruzeiro apenas se defendia.

Na volta para o segundo tempo as coisas mudaram, a começar pelo goleiro. Por algum motivo até hoje desconhecido, Pitarelli foi substituído por Júlio César. Mesmo assim o alviverde começou em ritmo parecido ao que terminou o primeiro tempo, demostrando ainda controle da partida. 

Foi então que o Cruzeiro começou a mudar o rumo da partida. Aos 12 minutos Fábio Júnior carregou até a entrada da área e chutou rasteiro, bola que não parecia difícil para Júlio César mas acabou entrando: 2 a 1. Foi então que o Gama não conseguiu mais apresentar um bom futebol.

Jogando melhor os mineiros empataram aos 29. Alex lançou Leandro que, livre de marcação, marcou o segundo dos mineiros. A dolorosa virada veio aos 37, depois de bola alçada na área e saída errada do goleiro, o zagueiro Cris fez o terceiro. Final: Gama 2 x 3 Cruzeiro.

História mal contada
Houve boatos da colaboração do Gama com o 'projeto Luxemburgo' que depois ganhou seus três jogos finais no Brasileirão 2002 e em 2003 levou a tríplice coroa com o Cruzeiro(Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão). Também rolou boatos de que o os mineiros ofereceram seu time de juniores para o Gama caso o alviverde aceitasse que Jair Pereira fosse o treinador, tal boato não se concretizou e nesse ano o Gama foi rebaixado para a Série C.

Curiosidades
- O Gama acabou rebaixado mas terminou o campeonato a três pontos do primeiro clube fora da zona de rebaixamento(a vitória contra o Cruzeiro poderia até ter salvo o alviverde);
- Após o final do Brasileirão 2002 e o rebaixamento já concretizado, o advogado do Gama, Paulo Goyaz, conseguiu uma liminar na justiça garantindo a permanência na Série A(podendo até rebaixar o Flamengo). A "virada de mesa" não aconteceu e o clube teve de disputar a Série B;
- Paulo Roberto Silva, o Bolinha(presidente da Mocidade do Gama e jornalista da Rádio Nacional em 2002), chegou a anunciar na rádio que um dia seria revelado o porquê da saída do goleiro titular Pitarelli no intervalo.

GAMA 2 X 3 CRUZEIRO - 26ª RODADA/CAMPEONATO BRASILEIRO 2002
GAMA: PITARELLI(JÚLIO CÉSAR); WILSON GOIANO, GÉRSON(MARQUINHOS), NEM, JAIRO E ROCHINHA; RAFAEL, LINDOMAR; ÂNDERSON BARBOSA, ROMUALDO E DIMBA. TÉCNICO SÉRGIO ALEXANDRE.
CRUZEIRO: GOMES; RUY, LUIZÃO, CRIS E RONDINELLI(MARCELO BATATAIS); LEANDRO, FERNANDO MIGUEL(QUINTANA), ALEX E PAULO MIRANDA; FÁBIO JÚNIOR E MARCELO RAMOS(ALESSANDRO). TÉCNICO VANDERLEI LUXEMBURGO.
GOLS: ROMUALDO(12'); ÂNDERSON BARBOSA(16'); FÁBIO JÚNIOR(57'); LEANDRO(74') E CRIS(82').
ESTÁDIO: MANÉ GARRINCHA(BRASÍLIA)
ÁRBITRO: LOURIVAL DIAS LIMA FILHO

Por Gabriel Caetano






Nenhum comentário:

Postar um comentário