Total de visualizações da página

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Histórias do Brasileirão - Segurando o campeão mundial fora de casa

Rochinha(E) e Jairo(D) tentam desarmar o meia Andrezinho(ao centro)

Muitos consideram o Boca Juniors-ARG o grande campeão mundial de 2000(venceu o Real Madrid-ESP na final do Intercontinental) mas para a FIFA o verdadeiro vencedor é o brasileiro Corinthians(venceu o Vasco na final do Mundial realizado pela FIFA no Brasil). 

Em 2001 nem Gama e Corinthians viviam bons momentos no Brasileirão e beiravam a zona da degola, nessa situação o Alviverde foi até a terra da garoa e descolou um empate diante do então campeão mundial 'padrão FIFA'.

Gama e Corinthians duelaram pela 8ª rodada do Brasileirão 2001, em situações parecidas apenas um ponto separava os clubes na classificação. O Alviverde colecionava empates, eram 4 no total com apenas uma vitória ocupando a 24ª colocação - uma posição acima da zona. Já o Timão era o 19º, não ganhava há 4 rodadas, sendo duas derrotas seguidas com o técnico Vanderlei Luxemburgo balançando no cargo.

O confronto foi realizado numa quarta feira à tarde, no estádio Pacaembu. Após um primeiro tempo sem gols o Corinthians começou melhor na segunda etapa e aos 22 abriu o placar. Kleber cruzou, Fabinho ajeitou de cabeça e Gil completou para o fundo das redes. Cinco minutos depois o Alvinegro ampliou, Gérson derrubou Gil dentro da área, Ricardinho cobrou a penalidade no canto: 2 a 0 Corinthians.

A reação do Gama foi rápida, aos 33 minutos Romualdo dribla o goleiro Doni e toca para Palhinha empurrar para o fundo do barbante. Três minutos depois veio o empate em jogada rápida pela esquerda. Palhinha passa pela defesa, toca para Ânderson livre de marcação marcar o segundo. Final: Corinthians 2 x 2 Gama.

O atacante gamense Ânderson Barbosa(E) disputa a bola com defensor do Corinthians


Curiosidades
- Foi a primeira vez na história do Campeonato Brasileiro que o Gama conseguiu marcar um ponto em partida contra o Corinthians;
- O empate contra o Corinthians foi o quinto do Gama naquele campeonato, o terceiro clube que mais empatou até aquela rodada;
- Em 2000, ano em que foi campeão do Mundial de Clubes da FIFA, o Corinthians ficou atrás do Gama no Módulo Azul(Série A) da Copa João Havelange.

CORINTHIANS 2 X 2 GAMA - 8ª RODADA/CAMPEONATO BRASILEIRO 2001
CORINTHIANS: DONI; ROGÉRIO, BATATA(EDSON DI), SCHEIDT, MARCELO MAGALHÃES E KLEBER(ANDREZINHO); FABINHO, OTACÍLIO E RICARDINHO; DEIVID E GIL. TÉCNICO: VANDERLEI LUXEMBURGO.
GAMA: RONALDO; WILSON GOIANO(PAULO HENRIQUE), GÉRSON, JAIRO E ROCHINHA; DEDA, JEFERSON, PALHINHA E LINDOMAR; ÂNDERSON BARBOSA E REINALDO(ROMUALDO). TÉCNICO: FLÁVIO LOPES.
GOLS: GIL(62'), RICARDINHO(67'), PALHINHA(78') E ÂNDERSON BARBOSA(81').
ESTÁDIO: PACAEMBU
ÁRBITRO: VALDOMIRO MATHIAS SILVA FILHO

Por Gabriel Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário