Total de visualizações da página

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Relembrar é Viver - O jogaço entre Gama e Flamengo pelo Brasileiro de 1999

Quando se fala em 11 de setembro o que se vem a cabeça é o atentado terrorista aos Estados Unidos em 2001 mas, além disso, se tem na lembrança dos gamenses, principalmente os mais antigos, um jogo especial do qual teve várias emoções: Gama 1 x 1 Flamengo, no antigo estádio Mané Garrincha pelo Campeonato Brasileiro de 1999.


Romário marcado de perto pelo zagueiro Gérson

Após conseguir vencer o Palmeiras em pleno Palestra Itália, o Gama colecionou uma sequência de três derrotas seguidas e acabou caindo de 12º para 20º na tabela de classificação. Sendo assim, a equipe alviverde teria que entrar com tudo em busca de uma recuperação diante do rubro-negro carioca, o time de Romário e companhia vinha de uma goleada fora de casa em cima do Botafogo-SP e era o então vice-líder da competição. O páreo era duro.

O Flamengo,  4º melhor ataque da competição, era digno de respeito tendo o baixinho Romário como referência. Pelo lado alviverde o principal destaque era Romualdo, o pequeno e rápido atacante gostava de aprontar na zaga adversária e ficou conhecido em todo o Brasil por marcar um golaço entortando Galeano, zagueiro do Palmeiras, campeão da Libertadores daquele ano.

Em campo o jogo começou truncado e quem teve as primeiras oportunidades foi o time carioca,  Romário tabelou com Rodrigo, o meia Beto finalizou para o gol e Marcelo Cruz fez grande defesa. Não demorou e o Flamengo voltou a atacar, Fábio Baiano emendou um belo chute da entrada da área, Gérson salvou com o peito. O Gama respondeu com uma boa jogada de Romualdo pela direita, o atacante passou por Luiz Alberto e cruzou para Sorato, a bola sobrou para Alexandre Gaúcho livre na área mas o meia acabou errando o chute. O baixinho ainda assustou os gamenses com um chute na trave no final da primeira etapa. 

No segundo tempo, Fábio Baiano marcou logo aos 3 minutos com um chutaço no ângulo de Marcelo Cruz. O Gama respondeu apenas 14 minutos depois, Alexandre Gaúcho cobrou escanteio, Clêmer saiu mal e Gérson só escorou para as redes. O Flamengo até voltou a marcar, Romário tocou na saída do goleiro e correu para hostilizar a torcida alviverde da qual o provocou durante todo o jogo, mas o assistente marcou impedimento, deixando o baixinho sem graça que ainda teve de aguentar uma sonora vaia.

Aos 34 minutos, Clêmer é expulso após pegar a bola com as mãos fora da área, como o urubu já havia gasto suas três substituições, Caio é o escolhido para ser o novo arqueiro. O Gama começa a dominar o jogo, por três vezes o time alviverde consegue chegar com perigo,  todas elas salvas por Caio. Na melhor chance, Juary tromba com o goleiro e em seguida perde com o gol vazio.

Apesar de ter empatado após perder várias chances no final, esse jogo deu um novo ânimo a equipe. Depois desse empate o Gama emplacou uma sequência de 6 jogos sem perder, incluindo duas grandes vitórias fora de casa diante de Internacional e São Paulo voltando assim para a 12º posição.

GAMA 1 x 1 FLAMENGO - 12ª RODADA/CAMPEONATO BRASILEIRO 1999
GAMA: MARCELO CRUZ, PAULO HENRIQUE, JAIRO, GÉRSON E ROCHINHA; CAÇAPA, DEDA, LINDOMAR E ALEXANDRE GAÚCHO(JUARY); SORATO(MAZINHO LOYOLA) E ROMUALDO(BETO). TÉCNICO: CLÁUDIO DUARTE.
FLAMENGO: CLÊMER, PIMENTEL(LEONARDO INÁCIO), FABÃO, LUIZ ALBERTO E ATHIRSON; JORGINHO(MAURINHO), LEANDRO ÁVILA, BETO E FÁBIO BAIANO; RODRIGO(CAIO) E ROMÁRIO. TÉCNICO: CARLINHOS.
GOLS: FÁBIO BAIANO(48') E GÉRSON(62')
ÁRBITRO: ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA.



Melhores Momentos: Gama 1x1 Flamengo - Campeonato Brasileiro 1999



   
Por Gabriel Caetano

Um comentário:

  1. Essa eu lembro, exatamente dessa forma. Claudio Duarte foi um técnico foda, e que infelizmente era ta bem, e o Grêmio levava ele embora. Esse jogo me fez deixar de ser flamenguista e ser somente Gamense. Minha única paixão!!!

    ResponderExcluir