Total de visualizações da página

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Relembrar é Viver - 15 anos da conquista da Série B de 1998



No dia 20 de dezembro de 1998, exatos 15 anos, o Gama conquistava o título mais importante de sua história, o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão.

No dia 02 de agosto começou a caminhada do Alviverde na Série B de 1998, com um empate em casa diante da Tuna Luso, do Pará. Posteriormente o Gama acumulou três derrotas seguidas, para Bahia, XV de Piracicaba e Ceará, respectivamente, assumindo a lanterna da competição. Após essa sequência de resultados negativos o técnico Orlando Lelé foi demitido e em seu lugar entrou Wagner Benazzi, dando início a reação do Periquito.

 Elenco gamense em partida pela primeira fase da Série B

O novo técnico estreou com goleada  sobre o Americano-RJ: 3 a 0. Na rodada seguinte nova vitória contra o time carioca. Após perder para o Ceará em Fortaleza o Gama venceu XV de Piracicaba e Bahia conseguindo assim a classificação antecipada para a segunda fase. Na última rodada a equipe jogou apenas para cumprir tabela e perdeu por 2 a 0 para a Tuna Luso.

Na segunda fase o adversário foi o Remo. O primeiro duelo aconteceu no Bezerrão com vitória de 1 a 0 para o Periquito, no jogo da volta o Gama papou os paraenses com uma goleada por 4 a 1 em pleno Mangueirão, evitando assim o terceiro jogo e se classificando para a terceira fase. Confira os gols da partida aqui.

O Alviverde estreou a terceira fase com vitória sobre a Desportiva: 1 a 0. Após perder na segunda rodada o Gama conseguiu dois grandes resultados diante do Criciúma, uma vitória em casa e um empate em Santa Catarina. A classificação para a fase final veio diante do XV de Piracicaba no Bezerrão lotado, o gol de Nei Júnior deu a vitória para o Periquito pelo placar mínimo levando os torcedores ao delírio. Na última rodada, já classificado, derrota para a Desportiva.

A fase final começou no Paraná, com um empate sem gols contra o Londrina. Jogando em casa o Alviverde suou para empatar por 2 a 2 contra a Desportiva. Na terceira rodada o Gama conseguiu um resultado primordial na conquista do acesso, jogando em Ribeirão Preto a equipe venceu o Botafogo-SP por 2 a 1, dando um passo importantíssimo rumo a Série A, já no jogo da volta um empate em 1 a 1. Contra a Desportiva, no Espirito Santo, o Periquito conseguiu outro empate por 2 a 2, assumindo a liderança do grupo e ficando a um empate da Primeira Divisão.

Vitória do Gama fora de casa sobre o Botafogo-SP foi fator determinante para a conquista do título

No jogo decisivo o Mané Garrincha lotou, quase 60 mil pessoas presenciaram o maior momento do futebol candango até então, o título da Série B e o acesso a divisão principal do Campeonato Brasileiro conquistado pelo Gama. 

Rodrigo Beckham foi o destaque do Gama durante toda a competição e um dos melhores do Alviverde na partida decisiva
 
O Alviverde começou a colocar a papar o time paranaense no início da primeira etapa. Após cruzamento de Rodrigo Beckham, Renato Martins abre o placar tocando de cabeça para o fundo das redes. O segundo gol vem pouco tempo depois, Rodrigo ajeita para William acertar um chutaço no ângulo do goleiro Renato: 2 a 0. Já no segundo tempo Nei Bala marca o terceiro, fechando o caixão e dando ao Gama o título de Campeão Brasileiro da Série B de 1998.

Torcedores, comissão técnica e jogadores posam para foto ao lado da taça

O delírio foi geral, no apito final a festa foi enorme com queima de fogos e carreata pelas ruas do Gama em cima do caminhão dos Bombeiros. O Distrito Federal parou para ver um clube daqui finalmente chegar a Série A e alcançar visualização no cenário nacional. 

Em cima do carro dos Bombeiros os jogadores faziam a festa


CAMPANHA
24 JOGOS 
11 VITÓRIAS
06 EMPATES
08 DERROTAS
33 GOLS MARCADOS
24 GOLS SOFRIDOS
ARTILHEIRO: RODRIGO BECKHAM(8 GOLS)

Por Gabriel Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário