Total de visualizações da página

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Histórias do Brasileirão - Gama empata fora de casa e coloca um pé na Série A de 1999

O Gama conseguiu um importante empate fora de casa pela penúltima rodada do quadrangular final da Série B de 1998. Na rodada final a vitória sobre o Londrina garantiu o título

Em 1998 o Gama conquistou o mais importante título de sua história, a Série B de 1998. Em 17 de dezembro daquele ano, exatos 16 anos, uma partida diante da Desportiva do Espirito Santo foi determinante para que o Alviverde chegasse à classificação rumo à Série A de 1999.

O Brasileiro Série B de 1998 chegava na quinta rodada do quadrangular final, etapa decisiva para decidir os classificados à Série A. Nessa fase o Gama era líder com 6 pontos, na sequência vinham Desportiva-ES e Botafogo-SP ambos com 5 pontos e o Londrina-PR com 4 pontos. 

A partida contra o clube capixaba era determinante pelo fato do grupo estar totalmente aberto, uma vitória gamense poderia garantir o acesso com antecedência, já a derrota seria praticamente fatal. 

Numa quinta feira à noite, no estádio Engenheiro Araripe, Gama e Desportiva começaram a decidir o futuro. Em uma partida disputada o Alviverde foi quem saiu na frente, após cruzamento na área o goleiro capixaba saiu errado e Humberto cabeceou para o gol aberto. O empate veio em jogada parecida, após bola levantada na área Alviverde os capixabas conseguiram o gol. 

As coisas ficaram ruins para o Gama quando a Desportiva passou a frente no placar. Depois de empatar os capixabas partiram em busca da virada, alcançada após um chute de fora da área que culminou num erro do goleiro Marcelo Cruz: Desportiva 2 a 1. Quem salvou o Alviverde da derrota foi Paulo Henrique, após cobrança de falta alçada na área o lateral direito cabeceou para o fundo das redes, o empate manteve o Gama na liderança já que no outro jogo da rodada Botafogo-SP e Londrina ficaram no 0 a 0.

Graças ao resultado igual fora de casa o Gama chegou na última rodada dependendo de um empate para conseguir o acesso à Série A. Com recorde de público no Mané Garrincha(mais de 50 mil pessoas) o Alviverde goleou o Londrina por 3 a 0 e levou o título da Série B de 1998.

Curiosidades
- O Gama foi o único a não perder nenhum jogo no quadrangular final da Série B de 1998. Foram 6 jogos, 2 vitórias e 4 empates;
- Dos 12 jogos disputados no quadrangular final da Série B de 1998 metade terminaram empatados;
- Rodrigo Beckham foi o artilheiro(8 gols) e destaque do Gama em toda a Série B de 1998.

DESPORTIVA-ES 2 X 2 GAMA - 5ª RODADA/QUADRANGULAR FINAL SÉRIE B 1998
DATA: 17/12/1998(QUINTA-FEIRA)
ESTÁDIO: ENGENHEIRO ARARIPE
GOLS DO GAMA: HUMBERTO E PAULO HENRIQUE

Por Gabriel Caetano


Nenhum comentário:

Postar um comentário