Total de visualizações da página

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Histórias do Brasileirão - Gama x XV de Piracicaba - A rivalidade dos anos 90























Gama e XV de Piracicaba-SP protagonizaram grandes partidas na década de 90, decisões importantes que criou uma rivalidade entre candangos e paulistas. Foram 6 jogos e 3 vitórias para cada lado, os confrontos eram tão equilibrados que ambos marcaram 6 gols, não há vantagem para ninguém em nenhum quesito.

Em 1995 as equipes disputaram a semifinal da Série C, o vencedor garantiria uma vaga na Série B de 1996. O primeiro jogo no estádio Barão de Serra Negra em Piracicaba terminou com vitória do Nhô Quim por 2 a 0. No Bezerrão o Alviverde conseguiu vencer por 1 a 0 mas não foi bastante para se classificar, mesmo assim garantiu o acesso graças ao aumento no número de clubes.

Na Série B de 1998 Gama e XV estabeleceram rivalidade com jogos decisivos. Começou na primeira fase, pela 3ª rodada, o Alvinegro passou pelo Alviverde com vitória por 2 a 1, os paulistas começaram bem aquele campeonato com três vitórias e o Gama contabilizava apenas um ponto nos três jogos disputados.

Após mudança de técnico o Gama conseguiu reagir e chegou para a partida da volta buscando a classificação. Com Bezerrão lotado a expectativa era de vitória para encaminhar a classificação já o XV se classificou antecipadamente, tinha 100% de aproveitamento além do melhor ataque da competição. Em jogo pegado o Gama conseguiu quebrar a sequência do Alvinegro vencendo por 3 a 1.

Candangos e paulistas se reencontraram na terceira fase em busca de uma vaga no quadrangular final. O confronto da segunda rodada no Barão de Serra Negra foi disputado, o XV conseguiu a vitória pelo resultado mínimo, deixando assim ambos os clubes iguais na disputa por um lugar na fase final. 

Os frequentes rivais em decisões mais uma vez tinham um jogo que decidiria o futuro dos dois. Na penúltima rodada da terceira fase o Gama dividia a liderança do grupo com o Criciúma, ambos com 7 pontos, o XV tinha 6 e a Desportiva 3, por isso uma vitória do Alviverde classificaria-o para o quadrangular final, em caso de derrota o XV é quem ficaria bem perto da classificação.

A expectativa era grande em um grupo disputado onde todos tinham chance de classificação, uma vitória faltando uma rodada seria de grande importância. Em mais um jogo equilibrado com oportunidades para ambos um detalhe decidiu a partida, Nei Júnior garantiu a vitória gamense com um gol solitário classificando o Alviverde e eliminando os paulistas. Desde então nunca mais o 'clássico' aconteceu em um campeonato nacional.

Curiosidades: 
- O goleiro Alencar que defendeu o Gama entre os anos de 2004 e 2006 voltando em 2010 defendeu o XV de Piracicaba na campanha da Série B de 1998 onde foi um dos destaques;
- O Alviverde foi o primeiro clube a vencer o XV de Piracicaba na Série B de 1998. Quando Gama e XV se enfrentaram pela 8ª rodada da primeira fase os paulistas haviam ganho todos os seus jogos, além disso tinham o melhor ataque da competição(18 gols);
- Nesse confronto as vitórias tanto do Gama quanto do XV foram em seus domínios, nenhum dos dois conseguiram vencer o adversário fora de casa, além disso ambos marcaram seis gols.


GAMA X XV DE PIRACICABA-SP - DÉCADA DE 90
JOGOS - 6
VITÓRIAS - 3
EMPATES - 0
DERROTAS - 3 
GOLS FEITOS - 6
GOLS SOFRIDOS - 6
SALDO DE GOLS - 0
APROVEITAMENTO - 50%

Nenhum comentário:

Postar um comentário