Total de visualizações da página

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Histórias do Brasileirão - Gama goleia o Brasília no Brasileirão de 1979

Na foto o meia Péricles(ao centro) está marcando o segundo gol do Gama contra o Brasília na final do Candangão de 1979. Esse gol foi responsável pelo primeiro título candango do Alviverde

O ano de 1979 marcou a quebra da hegemonia do Brasília no Distrito Federal, o Gama conquistou seu primeiro Campeonato Brasiliense justamente em cima do Colorado. Campeão e vice do Candangão juntamente ao Guará foram os três representantes do DF no Campeonato Brasileiro mais inchado da história(com 94 participantes).

Juntos no mesmo grupo os candangos lutavam por quatro vagas dentre dez participantes no Grupo C. O clássico que decidiu o Candangão ocorreu pela 11ª rodada do Brasileiro com os clubes em situações diferentes. O Gama era o quarto colocado, das sete partidas disputadas havia ganho quatro, empatado uma e perdido apenas duas, já o 'todo-poderoso' Brasília era o vice-lanterna com apenas duas vitórias, um empate e três derrotas.

O palco do clássico foi o estádio Pelezão. Antes do primeiro minuto de partida o meia Edu Antunes abriu o marcador a favor do Brasília, mas o Colorado não se manteve por muito tempo na frente do placar. Aos 14 Péricles marcou para o Gama, placar que permaneceu igual até o final da primeira etapa.

O Gama voltou melhor e logo com 6 minutos o atacante Roldão fez o gol da virada. O Brasília então se lançou ao ataque, dando espaços ao Alviverde e, aos 29, Fantato aumentou a vantagem: 3 a 1. Três minutos depois Péricles fechou o caixão, marcando seu segundo gol na partida e o quarto do Alviverde. Final: Brasília 1 x 4 Gama.

O Brasília permaneceu na vice-lanterna com 5 pontos, três a mais que o Guará. Já o Gama chegou aos 11 pontos e voltou a liderança do grupo, encaminhando sua classificação para a segunda fase.

Curiosidades

- O Gama venceu Brasília(4 a 1) e Guará(2 a 0) no Brasileiro de 1979;
- Após 1979 nunca mais o DF teve mais de um participante na Série A do Brasileiro;
- O Gama venceu todos os seus jogos em casa na primeira fase.

BRASÍLIA 1 X 4 GAMA - 11ª RODADA - 1ª FASE/CAMPEONATO BRASILEIRO 1979

BRASÍLIA: JONAS; FERRETI, LUÍS CARLOS, CHAVALA E RENÊ; EDU ANTUNES, JORGE LUÍS E ERNANI BANANA; FLÁVIO(EDMAR), WILLIAM E VILMAR(WELL). TÉCNICO: DÉCIO LEAL.
GAMA:DANIEL; CARLÃO, DÉCIO, QUIDÃO E ODAIR; PÉRICLES(BÔNI) E SANTANA; FANTATO, ROBERTINHO, ZU E ROLDÃO. TÉCNICO MARTIM FRANCISCO.
GOLS: EDU ANTUNES(1'), PÉRICLES(14' E 77'), ROLDÃO(51'), FANTATO(74').
ESTÁDIO: PELEZÃO(BRASÍLIA)
ÁRBITRO:ARNALDO CÉSAR COELHO.

Por Gabriel Caetano



Nenhum comentário:

Postar um comentário