Total de visualizações da página

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Histórias do Candangão - O hexacampeonato de 1998

Elenco campeão do Candangão de 1998

O ano de 1998 foi o ápice do alviverde em toda sua história, começando pelo Candangão. A estréia no campeonato metropolitano aconteceu no dia 1º de fevereiro, clássico contra o Taguatinga com vitória por 2 a 0. 

No segundo confronto viagem até Unaí-MG e goleada por 4 a 0 sobre o Itapoã. Na sequência duas vitórias por 3 a 1, em cima de Dom Pedro II e Guará, deixando o Gama na liderança isolada. Na quinta rodada o resultado positivo em cima do Ceilandense deixou o alviverde com 100% de aproveitamento.

Os primeiros pontos perdidos veio de um empate com o Luziânia. A vitória voltou com um 2 a 1 sobre o Sobradinho no Bezerrão. A campanha do Gama era muito boa e o título do primeiro turno veio de forma antecipada, mesmo perdendo para o Taguatinga. Na rodada final o Gama ainda goleou o Brasília por 4 a 0.

Já garantido na fase final o Gama relaxou no segundo turno. Venceu quatro dos nove jogos, empatou três e perdeu dois. O Guará acabou sendo campeão e também se classificou para o quadrangular final. Ceilandense e Taguatinga foram os outros classificados.

Gama e Guará começaram o quadrangular final com a vantagem de dois pontos. A estréia do alviverde foi com goleada: 4 a 1 sobre o Taguatinga. Sem dó e nem piedade repetiu o mesmo placar em cima do Ceilandense, se isolando na liderança. E quando os campeões de cada turno se enfrentaram no CAVE, o placar não saiu do zero. 

Na quarta rodada o Gama voltou a vencer o Ceilandense, o que deixou o alviverde a uma vitória do título antecipado. O bicampeonato seguido do Candangão estava bem próximo.

O Bezerrão lotou, precisando da vitória o Gama pressionou do início ao fim. E Marquinhos, aos 38 da etapa final, marcou o gol que coroou a bela campanha do Gama. A comemoração do sexto título candango foi grande. O alviverde devolveu a derrota de 1996, quando o Guará tirou o título do periquito. 

Na última rodada, jogando para cumprir tabela, a vitória por 3 a 1 sobre o Taguatinga serviu apenas como entrega de faixas.

GAMA E GUARÁ RECEBERAM 2 PONTOS NO QUADRANGULAR FINAL, POR SEREM CAMPEÕES DO PRIMEIRO E SEGUNDO TURNO, RESPECTIVAMENTE.

Curiosidades 
- O meia Rodriguinho, um dos maiores ídolos atualmente, foi relacionado pela primeira vez para uma partida entre os profissionais do Gama na estreia do Candangão de 1998, contra o Taguatinga;
- O atacante Romualdo foi o artilheiro do Gama naquele Candangão, com 12 gols;
- No quadrangular final o Gama não perdeu e venceu 5 dos 6 jogos, mas como recebeu 2 pontos terminou com 18 pontos.

JOGO DO TÍTULO
GAMA 1X0 GUARÁ - 5ª RODADA/QUADRANGULAR FINAL - CANDANGÃO 1998
GAMA: ROGER; PAULO HENRIQUE, GÉRSON(ADRIANO), JAIRO E ROCHINHA; DEDA, KABILA, MARQUINHOS(LUDO) E ÉSIO(RONI); ROMUALDO(JACÓ) E MANINHO. TÉCNICO: ORLANDO "LELÉ"
GUARÁ: CHAGUINHA; JEFFERSON, AVELINO, ZÉ CARLOS E ELSON; PAULINHO, EDI CARLOS, DEDÉ(RONALDO) E GIL; ALYSSON E CABEIA(RODRIGO). TÉCNICO: DÉO DE CARVALHO.
LOCAL: BEZERRÃO. 
PÚBLICO: 2.026. RENDA: R$ 9.487,00
ÁRBITRO: LUCIANO AUGUSTO DE ALMEIDA

CAMPANHA
PONTOS - 56*(CONTABILIZANDO OS DOIS PONTOS EXTRAS RECEBIDOS NO QUADRANGULAR FINAL)
JOGOS - 24
VITÓRIAS - 16
EMPATES - 6
DERROTAS - 2 
GOLS FEITOS - 46
GOLS SOFRIDOS - 15
SALDO DE GOLS - 31
APROVEITAMENTO - 75%

Por Gabriel Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário