Total de visualizações da página

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Histórias do Candangão - Gama surpreende o DF e supera o Brasília em 1979

O 'Escrete 79', como ficou apelidado o elenco campeão candango de 1979

O ano de 1979 marcou o primeiro título candango do Gama, quebrando uma hegemonia do então tricampeão Brasília.

A caminhada do Gama naquele Candangão não começou fácil. Com um primeiro turno ruim a equipe chegou a estar na lanterna da competição e só conseguiu vencer o arquirrival Brasília(2 a 1), sendo assim o técnico Bugue foi dispensado e o experiente Martim Francisco assumiu o cargo.

Na primeira rodada do segundo turno Jaime dos Santos, técnico dos juvenis, comandou a equipe profissional rumo a vitória por 1 a 0 sobre o Sobradinho. E então no primeiro jogo como treinador, Martim Francisco encarou o Brasília e não fez por menos: vitória por 4 a 2. O trabalho do novo comandante rendeu o título invicto do segundo turno.

A cidade do Gama era uma das mais pobres do Distrito Federal, a maioria da população composta por operários da construção civil que tinham no futebol sua principal fonte de lazer, e com a arrancada do alviverde os públicos aumentaram consideravelmente.

No terceiro turno o Gama já era visto como um dos favoritos e o meia Péricles, destaque do alviverde, como o melhor jogador do campeonato. No final do terceiro turno, Gama e Brasília estavam empatados e na partida que decidira o título melhor para o alviverde.

Gama e Brasília fizeram então a final do Candangão. O primeiro jogo acabou em um empate sem gols. 

O jogo decisivo aconteceu no dia 6 de maio. O Brasília saiu na frente mas o Gama, precisando de uma vitória simples para conquistar o primeiro Candangão de sua história, não se intimidou e partiu para cima. Foi quando brilhou a estrela do artilheiro do campeonato: Péricles. O meia empatou o jogo e com um chute na saída do goleiro marcou o gol que coroou o trabalho duro da diretoria, técnicos e jogadores.

A capital federal tinha então um campeão com raízes, já que o Brasília(clube que mantinha a hegemonia no DF) tinha a ideologia de comerciantes e não tinha grande torcida. Considerado o time do povo, a festa com o título gamense foi muito grande nas ruas de toda Brasília. Mais de 10 mil pessoas comemoraram a conquista de um clube que depois de um começo ruim era desacreditado por todos, mas com a chegada do experiente Martim Francisco se organizou e então conquistou o Candangão.

Péricles levanta a taça de campeão candango. A primeira das dez que o Gama já conquistou


CURIOSIDADES
- Apesar do que todos pensam, o Candangão de 1979 não foi o primeiro título do Gama. A equipe já havia conquistado o bicampeonato do Torneio Incentivo(1976/77), competição que iniciava a temporada do futebol candango;
- Péricles foi o melhor jogador e artilheiro do campeonato com 10 gols;
- O Gama teve a melhor renda e o maior público da competição.

CAMPANHA
JOGOS - 17
VITÓRIAS - 11
EMPATES - 2
DERROTAS - 4
GOLS FEITOS - 33
GOLS SOFRIDOS - 19
SALDO DE GOLS - 14
APROVEITAMENTO - 70,58%

Por Gabriel Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário