Total de visualizações da página

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Histórias do Candangão - Gama testá invicto em jogos contra o Santa Maria

Em 2005 Gama e Santa Maria se enfrentaram logo na estreia do Candangão. O alviverde venceu por 3 a 1. Foto: Ricardo B. Labastien/CB

Na história de Gama e Santa Maria sempre houve um clima de "amizade". Desde a primeira vez que a Águia disputou a elite do Candangão o Bezerrão vem sendo sua casa e frequentemente jogadores do alviverde são emprestados para o elenco grená. Só que os benefícios do Santa Maria ficam apenas nos bastidores.

O histórico do confronto é totalmente favorável ao Gama. Nas cinco partidas disputadas foram 4 quatro vitórias do alviverde e um empate.

O primeiro confronto ocorreu no dia 16 de janeiro de 2005, no estádio Bezerrão. Na época o Santa Maria estava disputando a Série A do Candangão pela primeira vez e a estreia foi justamente contra o alviverde. Aos 33 minutos o Gama abriu o placar, em bola alçada na área em cobrança de escanteio, o zagueiro Emérson subiu e cabeceou para o fundo das redes. Aos 16 do segundo tempo um pênalti duvidoso foi marcado a favor do Santa Maria, Leandro cobrou, o goleiro Ângelo fez a defesa mas, de acordo com o assistente, se adiantou. Após bater novamente Leandro empatou: 1 a 1. Não demorou muito e veio a resposta, sete minutos depois o meia-atacante Rodriguinho marcou um golaço de voleio. O terceiro saiu dos pés de Victor. Final: Gama 3 x 1 Santa Maria. 

No segundo turno, Gama e Santa Maria ficaram num empate por 2 a 2, no estádio Rorizão. Após o Santa Maria abrir 2 a 0 em 16 minutos, Cristian marcou aos 21 e 25. A partida foi completamente tumultuada, além dos incríveis 12 minutos de acréscimo, foram quatro expulsões, três para os anfitriões - William, Marcinho e o técnico Mozair Barbosa -, no alviverde Goeber foi para o chuveiro mais cedo. 

As duas equipes só voltaram a se enfrentar em 2014, pela sétima rodada do Candangão. O confronto teve ares dramáticos do começo ao fim. No primeiro tempo o Santa Maria teve mais calma e chegou a criar chances, mas nada que ameaçasse a meta alviverde. No começo da segunda etapa a equipe grená chegou a colocar uma bola na trave, em chute do atacante Lucas. O Gama só começou a criar no final do jogo e, aos 47, chegou ao gol, Thyago Fernandes cobrou escanteio na cabeça de Wellington Pimenta, que só escorou. Gama 1 x 0 Santa Maria.

Assim como em 2005, o confronto entre Gama e Santa Maria ocorreu logo na primeira rodada. Com desfalques importantes, o alviverde fez uma partida apertada, tomando o primeiro gol em erro do goleiro Jeférson. No segundo tempo o atacante Thiago Miracema foi o responsável pela virada, aos 12 cabeceou forte para o fundo das redes e, aos 28, escorou com o pé cruzamento de Zé Augusto. Gama 2 x 1 Santa Maria.

Em 2016, a partida não foi fácil, assim como nos anos anteriores. Com vários desfalques e um momento ruim no campeonato, o Gama não fez um bom jogo. A primeira chance que teve o alviverde guardou, em cobrança de escanteio o zagueiro Dudu cabeceou sozinho para o fundo das redes, marcando o único gol da partida. O Santa Maria ainda pressionou e chegou a criar chances, mas não conseguiu empatar. Santa Maria 0 x 1 Gama.

ESTÁTÍSTICAS
JOGOS - 5
VITÓRIAS - 5
DERROTAS - 0
EMPATES - 1
GOLS MARCADOS - 9
GOLS SOFRIDOS - 4
SALDO DE GOLS - 5
APROVEITAMENTO - 100%
ARTILHEIRO - THIAGO MIRACEMA (2 GOLS)

Por Gabriel Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário