Total de visualizações da página

domingo, 17 de julho de 2016

Histórias da Copa do Brasil - A primeira vitória em Copas do Brasil


Após disputar a Copa do Brasil em quatro oportunidades, o Gama conseguiu ganhar sua primeira partida em 1999, pela primeira fase da competição. Nessa caminhada, foram sete derrotas em sete partidas disputadas. O Flamengo eliminou o alviverde duas vezes - 1995 e 1998. Na primeira participação, em 1991, o Sport-PE foi o carrasco. Em 1996, o Bahia eliminou a equipe gamense. 

Em 1999, no dia 24 de fevereiro, a equipe estreou fora de casa, diante do Interporto-TO. Duas semanas antes, o Gama já havia enfrentado o adversário, pela Copa Centro-Oeste, o resultado foi uma goleada por 3 a 0, em solo tocantinense.

Recém promovido a Série A, o Gama pela primeira vez entrava como favorito em um duelo da Copa do Brasil. Depois de ser eliminado na primeira fase nos anteriores, a expectativa agora era alcançar a classificação ainda no primeiro jogo.


O time do Gama poupou alguns jogadores do time titular. Apesar da superioridade e favoritismo, o alviverde tomou um golpe duro, logo aos 15 minutos Preá abriu o placar para os donos da casa.

A desvantagem no placar não durou muito tempo. Aos 30 minutos o volante Kabila empatou. Não demorou e veio a virada, aos 37 o atacante Zé Carlos fez o segundo. Já nos acréscimos, o mesmo Zé Carlos marcou o terceiro, gol esse que eliminaria o jogo da volta. No segundo tempo o alviverde só controlou a partida. Final: Interporto 1 x 3 Gama.

Na segunda fase o Gama enfrentou o então atual campeão da competição: Palmeiras. Acabou eliminado após perder as duas partidas.

INTERPORTO 1x3 GAMA - COPA DO BRASIL - JOGO DE IDA/PRIMEIRA FASE 
Data: 24/02/1999 
Local: General Sampaio/Porto Nacional (TO) 
Árbitro: Ramon Rodrigues (GO) 
Renda: R$ 4.630,00
Público: 926 pagantes 
INTERPORTO: Mateus, Janair (Cebola), Fabrício, Ceará e Lôra; Édson, Dourado (Den), Edevaldo e Preá; Licuri (Alexandre) e Ednaldo. Técnico: Carlos Magno.
GAMA: Marcelo Valença, Francinaldo, Adriano, Nen e Vanderson; Deda, Kabila, Fernando (Kléber) e Lindomar (Mário Zan); Robertinho e Zé Carlos. Técnico: Zé Teodoro.

Gols: Kabila(30') e Zé Carlos (37' e 45') para o Gama; Preá(15') para o Interporto

Curiosidades

- Até 2003, quando eliminou o Bangu, o Gama tinha a fama de só eliminar clubes do Tocantins pela Copa do Brasil - a outra vez que o alviverde tinha avançado de fase na Copa do Brasil foi sobre o Palmas-TO, em 2001;
- Interporto e Gama se enfrentaram cinco vezes, por três competições diferentes - Copa do Brasil, Copa Centro-Oeste e Copa Verde - com quatro vitórias do Gama e um empate.
- O alviverde marcou 12 gols e sofreu apenas dois nas partidas contra o Interporto.

Por Gabriel Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário