Total de visualizações da página

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Histórias do Candangão - Gama é campeão em 1990 e encerra jejum de 11 anos

Elenco do Gama que quebrou um jejum de 11 anos e foi campeão candango de 1990. Foto: Memorial Gamense


O Gama vive um momento bastante complicado em sua vasta história. O clube de maior torcida e títulos do Distrito Federal enfrentou várias crises nos últimos anos, com trocas de diretorias e chegando até a disputar um campeonato do DF com os juniores, e hoje atravessa um jejum de 12 anos sem conquistar um Candangão. 

O alviverde já passou por um momento bastante parecido. Nos anos 80 a situação ficou bastante crítica, o programa 'Gamão Milionário', criado em 1979 para ajudar nas despesas do clube, acabou fracassando e assim o Gama enfrentou uma crise econômica enorme, deixando o clube perto da falência.


No final da década de 80, no ano de 1990, o Gama conseguiu amenizar essa crise com um título candango. O alviverde não era considerado um dos favoritos por causa das últimas campanhas.



O Gama surpreendeu a todos, com um elenco bem montado a equipe fez boa campanha e chegou a final contra o Tirandentes. No primeiro jogo vitória importantíssima jogando fora de casa, no estádio Serejão. Evandro marcou o único gol da partida e o Gama levou uma boa vantagem para o jogo da volta no Bezerrão.



O empate sem gols no Bezerrão lotado foi o suficiente para que o jejum de títulos do Gama acabasse. Era o início de uma era, a década de 90 foi os tempos de glória do alviverde, quando conquistou a hegemonia no futebol candango e chegou a Série A do Brasileiro após conquistar o título de campeão da segundona.


PRIMEIRO JOGO
TIRADENTES 0X1 GAMA - 21/04/1990
TIRADENTES: DÉO; BETO, GUARARAPI, CLÁUDIO, BETO FUSCÃO E GILBERTO; TOURO, JOEL(WANDER) E ZÉ MAURÍCIO; JARBAS(CHICÃO), BÉ E EGBERTO. TÉCNICO: DADÁ MARAVILHA.
GAMA: NASSER; CHAGUINHA, ZINHA, TOINZÉ E CLAUDINHO; ZÉ NILO, VICENTE E AUGUSTO(FILÓ); ZOCA, FORMIGA E EVANDRO(ARTHUR). TÉCNICO: ORLANDO LELÉ.
GOL: EVANDRO
LOCAL: ESTÁDIO SEREJÃO
PÚBLICO: 2.534
ÁRBITRO: ÉDSON REZENDE DE OLIVEIRA

SEGUNDO JOGO
GAMA 0X0 TIRADENTES - 28/04/1990
GAMA: NASSER; CHAGUINHA, ZINHA, TOINZÉ E CLAUDINHO; ZÉ NILO, VICENTE E AUGUSTO(FILÓ); ZOCA, FORMIGA(ARTHUR) E EVANDRO. TÉCNICO: ORLANDO LELÉ.
TIRADENTES: DÉO; BETO, GUARARAPI, CARLINHOS(CLÁUDIO), BETO FUSCÃO E JAIR; TOURO(MURILO), JOEL E ZÉ MAURÍCIO; JARBAS, BÉ E WANDER. TÉCNICO: DADÁ MARAVILHA.
LOCAL: ESTÁDIO BEZERRÃO
PÚBLICO: 13.072
ÁRBITRO: ÉDSON REZENDE DE OLIVEIRA

Curiosidades

- Evandro, do Gama, foi o artilheiro do campeonato com 8 gols;
- Na década de 1990 o Gama se impôs como o mais tradicional clube do Distrito Federal, conquistando seis títulos candangos e um Brasileiro da Série B;
- Augusto, lateral do Gama no título de 1990, se tornou destaque no futebol brasileiro e passou por grandes clubes, como o Corinthians.

Por Gabriel Caetano


Nenhum comentário:

Postar um comentário