Total de visualizações da página

terça-feira, 28 de abril de 2015

Histórias do Candangão - Gama passa pelo Brasília na final e é tetracampeão candango

Elenco campeão candango de 1995

Quando Agricio Braga e Wagner Marques assumiram a direção do Gama, em 1992, a equipe tomou outro rumo após a crise dos anos 80, começando a partir dali os anos mais gloriosos do Gama, vividos nos anos 90 e início dos anos 2000.

Em 1995 o forte elenco do Gama teve uma ótima campanha durante todo o torneio, com apenas quatro derrotas em trinta jogos. Comandados pelo experiente técnico Joel Martins o alviverde conseguiu o bicampeonato candango seguido.

Naquele ano o Candangão era disputado durante todo ano, e o elenco gamense vivia uma ótima fase na Série C, conhecido nacionalmente por ser o único clube invicto das três divisões, o que mais tarde rendeu o acesso para a Série B.

A final foi contra o maior rival: o Brasília. O estádio do CAVE, no Guará, foi palco do primeiro jogo. O Gama pressionou, teve mais chances, mas o colorado conseguiu segurar o alviverde e o jogo terminou sem gols.

O jogo decisivo aconteceu no Bezerrão. O estádio lotou na expectativa de mais um título candango, mas a partida não foi fácil. Aos 29 minutos o Gama sofreu um duro golpe, Mozer marcou gol contra e abriu o placar para o colorado, só que Paulo Henrique no final da primeira etapa igualou o marcador e o alviverde foi mais calmo para os vestiários.

O segundo tempo não poderia ter começado melhor, principalmente para Mozer, que marcou o gol da virada. O resultado de 2 a 1 permaneceu até o fim do jogo e o Gama garantiu o tetracampeonato candango, o segundo de forma seguida. 

PRIMEIRO JOGO
BRASÍLIA 0X0 GAMA - 28/09/1995
BRASÍLIA: ANDERSON; CHIQUINHO, RÉGIS, BINHA E EDILSON; NINO, GERSON E WENDER; MILTON(CILAS), MARQUINHOS E EDMAR. TÉCNICO: CARLOS ALBERTO DO CARMO REIS(REMO).
GAMA: MÁRCIO; CHAGUINHA, GERSON(MÁRCIO ARAÚJO), JAIRO E PAULO HENRIQUE; MOZER, CHINA E PACHECO(FLÁVIO KATIOCO); CARLINHOS, MARCELO FRANÇA E GILMAR(HELINHO). TÉCNICO: JOEL MARTINS.
LOCAL: CAVE
PÚBLICO: 204 PAGANTES
ÁRBITRO: NILTON CASTRO DE SOUZA

SEGUNDO JOGO
GAMA 2X1 BRASÍLIA - 08/10/1995
GAMA: MÁRCIO; CHAGUINHA, GERSON, JAIRO E MÁRCIO ARAÚJO; MOZER(PACHECO), CHINA E PAULO HENRIQUE; CARLINHOS(RENATO), MARCELO FRANÇA E GILMAR(FLÁVIO KATIOCO). TÉCNICO: JOEL MARTINS.
BRASÍLIA: ANDERSON; NILTON CESAR(WENDER), RÉGIS(DIDA), BINHA E EDILSON(MILTON); NINO, GERSON E PALHINHA; CHIQUINHO, MARQUINHOS E EDMAR. TÉCNICO: CARLOS ALBERTO DE CARMO REIS(REMO)
GOLS: MOZER/CONTRA(29'); PAULO HENRIQUE(41') E MOZER(52')
LOCAL: BEZERRÃO
ÁRBITRO: LUCIANO ALMEIDA

Curiosidades
- Marcelo França foi artilheiro do campeonato com 11 gols;
- Gama e Brasília já haviam disputado duas finais, com uma vitória para cada lado;
- No ano em que foi tetracampeão candango o Gama conseguiu uma das melhores campanhas da Série C do Brasileiro, ficando em terceiro e ganhando o acesso à Série B.

CAMPANHA DO GAMA
JOGOS - 30
VITÓRIAS - 15
EMPATES - 11
DERROTAS - 4
GOLS FEITOS - 36
GOLS SOFRIDOS - 13
SALDO DE GOLS - 23
APROVEITAMENTO - 62,22%

Por Gabriel Caetano


Nenhum comentário:

Postar um comentário