Total de visualizações da página

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Histórias do Brasileirão - O primeiro jogo do Gama em campeonatos nacionais

Em 1979, quando a ditadura militar comandava o Brasil, o Campeonato Brasileiro reuniu 94 clubes. A influência política foi grande em um dos torneios mais conturbados da história.

Reunindo um elenco forte comandado pelo experiente técnico Martim Francisco, o Gama chegou ao seu primeiro título candango em 1979, conseguindo assim a classificação para o Campeonato Brasileiro. Guará e Brasília foram os outros representantes do Distrito Federal.

O Gama estreou em casa, no dia 23 de setembro, contra o Atlético-GO. Mais de oito mil pagantes compareceram ao Bezerrão.

Manoel Ferreira foi um dos destaques daquela partida, apesar de não ter balançado as redes, procurando o jogo, participativo no meio campo gamense, deu assistências para três dos quatro gols do Gama.


Robertinho, atacante alviverde, começou arrasador. O craque marcou dois gols logo no início - o primeiro aos sete e o segundo aos dez minutos. O Atlético buscou o empate ainda na etapa inicial, com gols de Reinaldo e Gilberto. 

No segundo tempo o Gama voltou a abrir dois gols de vantagem. Péricles marcou o terceiro aos 32 e o quarto aos 37. O Dragão ainda diminuiu no final com Reinaldo. Gama 4 a 3 Atlético Goianiense.


Manoel Ferreira tenta dominar a bola, meio campo revelado no Gama foi um dos destaques da vitória Alviverde

Curiosidades
- O Gama foi o único clube do Distrito Federal a passar da primeira fase no Brasileiro de 1979;
- O artilheiro do Gama naquele Brasileirão foi Péricles, com 5 gols;
- Em 1979 o DF teve três representantes na Série A, maior número até hoje.

FICHA DO CONFRONTO
GAMA 4x3 ATLÉTICO-GO - 1ª RODADA - 1ª FASE/CAMPEONATO BRASILEIRO
Data: 23/09/2016
Local: Estádio Bezerrão
Renda Cr$386.260,00
Público: 8.570 pagantes
Árbitro: João Leopoldo Aieta (SP)
GAMA: Hélio, Carlão, Décio, Kidão e Odair; Santana, Péricles e Manoel Ferreira (Boni); Roldão (Lino), Fantato e Robertinho. Técnico: Martim Francisco.
ATLÉTICO-GO: Itamar, Wilson, Carlúcio, Darci Menezes e Ademar; Celso (Valtair), Maurinho e Duarte; Reinaldo, Gilberto e Bugre. Técnico: Paulo Gonçalves.

Gols: Robertinho (7' e 10') e Péricles (77' e 82') para o Gama; Reinaldo (23' e 85') e Gilberto (28') para o Atlético-GO

Por Gabriel Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário