Total de visualizações da página

quarta-feira, 11 de março de 2015

Histórias do Candangão - Perdeu pro Gamão é caixão


 Torcedores escrevem nome do clube com sinalizadores em partida que o Gama venceu o Brasiliense por 1 a 0 pela Série B de 2008. Foto: Sportv

Gama e Brasiliense é, sem dúvida nenhuma, o maior clássico do futebol candango atualmente. E como em toda rivalidade existe as provocações e coisas inaceitáveis para torcedores e dirigentes, como um torcedor do Gama não poder vestir amarelo e vice-versa. 

E nessa rivalidade um dos nomes mais polêmicos é o ex-senador Luiz Estevão, atualmente presidente do Brasiliense e cumprindo pena em regime semi-aberto. O cartola odeia com todas suas forças o clube alviverde e sua torcida. "O Luiz Estevão tem realmente um problema com o Gama, pode não admitir para vocês, mas tem", foi o que disse Edson Gaúcho, treinador do Brasiliense demitido após perder por 3 a 2 para o Gama pelo Candangão de 2012.

Todo torcedor que acompanha o Gama em jogos no Serejão sabe as dificuldades passadas. "Os banheiros lá são fechados para a nossa torcida, é muito nojento as situações que passamos, além disso é raridade achar vendedor de água", relatou um torcedor que preferiu não ser identificado.

Gama joga muito bem e coloca Brasiliense na roda, vitória por 3 a 1 fez Mauro Fernandes ser demitido do Brasiliense. 

Boatos dizem que esse ódio começou quando Luiz Estevão quis se aliar aos cartolas que administravam o Gama. A recusa dos diretores alviverdes fez com que o dono do Grupo OK se revoltasse e criasse o Brasiliense, logo após denúncia envolvendo ele e sua suposta participação em um esquema de desvio de dinheiro na construção do TRT de São Paulo.

Gama surpreende Brasiliense em pleno Serejão, vitória por 2 a 1 do Gama fez Reinaldo Gueldini ser mandado embora do Brasiliense. Foto: Jornal de Brasília

Além de Edson Gaúcho, mais três técnicos foram demitidos por causa de derrotas para o maior rival. Em 2008, pela Série B, Pedro Paulo marcou o gol que decretou a vitória por 1 a 0 no Mané Garrincha, e assim o técnico Alfinete foi demitido do jacaré. Em 2010, pela 5ª rodada do Candangão, o Gama passou fácil pelo Brasiliense com gols de Kabrine, Keké e Ferrugem(todos no primeiro tempo), a equipe venceu por 3 a 1 e além de assumir a liderança, tirou Mauro Fernandes do cargo.

Kelvin brilha e Gama vence o Brasiliense por 3 a 2. Edson Gaúcho acabou demitido do Brasiliense. Foto: Adalberto Marques

Em 2011 o Gama conseguiu uma grande vitória sobre o rival, em jogo disputado no Serejão e que poderia decretar a eliminação alviverde. O Brasiliense entrou confiante mas o 'time de guerreiros' conseguiu uma vitória heroica, Ederson e Hugo marcaram num espaço de dois minutos(36 e 38 do primeiro tempo) e, mesmo com o gol de Teco, o Gama conseguiu a vitória que garantiu o clube na final e quase eliminou o rival amarelo em casa. O técnico, Reinaldo Gueldini, acabou demitido por causa de tal derrota.

Por Gabriel Caetano


Nenhum comentário:

Postar um comentário