Total de visualizações da página

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Relembrar é Viver - O clássico Gama x Brasiliense pela Copa Centro-Oeste

A Copa Centro-Oeste de 2002 reuniu 8 participantes de 3 regiões diferentes do Brasil - além dos quatro estados da região Centro-Oeste, o Espírito Santo e o Tocantins tiveram representantes na competição. 

Gama e Brasiliense foram os representantes do Distrito Federal. O Periquito passou a rivalizar com o clube recém criado, sendo o início do que hoje é a maior rivalidade do futebol de Brasília. Os clubes candangos se enfrentaram por duas vezes na competição, com duas vitórias gamenses.

Gama vence e deixa o Brasiliense na lanterna da competição


Deda toca para o fundo das redes, marcando o único gol do clássico no Bezerrão, pela quinta rodada da primeira fase da Copa Centro Oeste de 2002

O Gama começou dominando o primeiro tempo, com mais posse de bola a equipe chegava com mais perigo ao ataque. Apesar de ter o controle da partida, o alviverde só conseguiu criar duas boas oportunidades de gol, na melhor delas Dimba desperdiçou cara a cara com o goleiro Donizeti.

No segundo tempo o Brasiliense tentou se lançar mais ao ataque e chegou a criar uma boa oportunidade, desperdiçada pelo atacante Valdeir. Aos 12 minutos o Gama conseguiu furar a retranca do time amarelo, Rodriguinho cobrou falta na área, Gérson cabeceou, Dimba chutou em cima da zaga e após bate-rebate a bola sobrou para o volante Deda marcar: Gama 1 a 0.

Daí então o alviverde dominou a partida, chegou a criar várias oportunidades para ampliar o placar, mas ficou nisso: Gama 1 x 0 Brasiliense. O Periquito se manteve na terceira colocação na cola dos líderes Goiás e Comercial-MS, já o rival amarelo amargava a lanterna.

GAMA 1x0 BRASILIENSE - 4ª RODADA - 09/02/2002
Local: Estádio Bezerrão 
Público: 1.100 pagantes
GAMA: Fábio Noronha; Paulo Henrique, Gérson, Jairo e Rubens; Deda, Charles, Rodriguinho(Jéfferson) e Anderson; Romualdo(Abimael) e Dimba. Técnico: Sérgio Alexandre.
BRASILIENSE: Donizeti; Carioca(Weldon), Aldo, Leonardo e Emerson(Rogerinho); Evandro, Cris, Xavier(Paulo César), Maurício e Gil Baiano; Valdeir. Técnico: Edson Porto.
GOLS: Deda(57')

Gama vence o Brasiliense no Serejão e garante classificação para a semifinal


O lateral gamense Rochinha divide a bola com jogador do rival amarelo. Gama sofreu, mas foi aguerrido e venceu fora de casa

O Gama não vivia um bom momento, havia vencido apenas um dos últimos seis jogos e o cargo do técnico Sérgio Alexandre estava em perigo. Apesar de toda a pressão, o alviverde entrou recuado, com três volantes e sem Dimba, mesmo assim criou a primeira boa oportunidade logo aos 10 minutos. Deda cruzou, Gérson cabeceou na trave e, no rebote, Romualdo não conseguiu marcar.

Aos 15 minutos o atacante Wellington Dias chegou duro e machucou o zagueiro gamense Gérson. Mesmo com as adversidades o Gama continuou melhor, tanto que aos 26 chegou ao gol. Romualdo completou de peixinho o cruzamento de Wesley e no rebote o atacante Anderson empurrou para o fundo das redes.

O zagueiro Jairo ainda foi expulso, O Brasiliense pressionou, mas mesmo com um a menos o alviverde não deixou o triunfo escapar. O presidente do jacaré, que prometeu um bicho de R$2 mil em caso de vitória, teve de engolir a classificação alviverde em pleno Serejão, com mais de 14 mil pagantes e, de quebra, a quarta vitória gamense na história do recém criado clássico do futebol candango.

BRASILIENSE 0x1 GAMA - 11ª RODADA - 23/03/2002
Local: Estádio Serejão
Público: 14.506 pagantes
BRASILIENSE: Donizeti; Thiago, Aldo(Weldon) e Leonardo; Moisés(Gil), Auecione, Maurício, Gil Baiano e Carioca; Paulo César(Lê) e Wellington Dias. Técnico: Édson Porto.
GAMA: Fábio Noronha; Wilson Goiano, Gérson(Jeferson), Jairo e Rochinha; Deda, Nen, Charles e Wesley(Paulo Henrique); Romualdo(Rodriguinho) e Anderson. Técnico: Sérgio Alexandre.
GOLS: Anderson(26')

Curiosidades
- O Gama teve a melhor zaga da Copa Centro-Oeste 2002 e também o artilheiro(Dimba, 15 gols);
- O Distrito Federal teve dois participantes na Copa Centro-Oeste em 2001(Gama e Bandeirante) e 2002(Gama e Brasiliense);
- Em 2000, por causa de uma briga judicial, a CBF impediu o Gama de disputar a Copa Centro-Oeste, mesmo o clube sendo campeão candango. O Dom Pedro II, vice campeão candango de 1999, foi o representante do DF.

Estatísticas 
JOGOS - 2
VITÓRIAS - 2
EMPATES - 0
DERROTAS - 0
GOLS FEITOS - 2
GOLS SOFRIDOS - 0
SALDO DE GOLS - 2
APROVEITAMENTO - 100%

Por Gabriel Caetano


Nenhum comentário:

Postar um comentário