Total de visualizações da página

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Histórias do Brasileirão - Gama vence o Paysandu pelo Brasileirão

No primeiro duelo entre Gama e Paysandu, melhor para o alviverde do artilheiro Dimba


Gama e Paysandu se enfrentaram pela 17ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro, no estádio Bezerrão. O alviverde acumulava quatro jogos sem vitória no alçapão e beirava a zona de rebaixamento. O duelo marcou o primeiro encontro das equipes que hoje tem um histórico de confrontos bastante acirrado, três vitórias do alviverde e duas dos paraenses.

Quem se destacou na partida foi o artilheiro Dimba, com uma atuação empolgante, marcou o segundo gol, em cobrança de falta - seu 11º na competição, se tornando vice-artilheiro. 

Na época, quem estava a frente do Paysandu era Hélio dos Anjos, que meses antes deixou o alviverde sem dar maiores explicações, após desentendimentos com a diretoria do clube. De volta ao Bezerrão, o ex-técnico do Gama manteve um tabu pessoal, nas três vezes que esteve no estádio, foram três derrotas - duas no comando do Goiás, pela Copa Centro-Oeste. 

O Paysandu entrou com um esquema cauteloso, apesar disso foi dos paraenses a primeira chance. Logo aos 50 segundos Sandro arrancou, driblou três, cruzou mas ninguém alcançou. A resposta do Gama veio aos cinco minutos, quando Rafael cruzou e Marcão se desdobrou para evitar o gol. 

O Gama se impôs e não demorou a marcar. Aos oito minutos, Dimba sofreu falta, Rafael surpreendeu na cobrança, quando todos esperavam um cruzamento, o volante bateu direto, acertando o ângulo. Gama 1 a 0.

Depois do primeiro gol, o alviverde abusou das jogadas individuais. Dimba teve duas chances para aumentar o placar, aos 16 e 26. Aos 19, foi a vez de Fernando Gaúcho desperdiçar.

Mediante os erros do Gama, o Paysandu passou a crescer no jogo. Aos 28, Cleysson Rato passou por quatro adversários mas chutou torto. Aos 36, em cruzamento na área, Tinho cabeceou e Pitarelli espalmou para fora.

No segundo tempo o Paysandu veio determinado a empatar. Em 15 minutos os paraenses criaram três chances, todas salvas por Pitarelli. A resposta veio aos 18, em inversão do acontecido no primeiro gol, Rafael sofreu falta, Dimba cobrou e acertou o canto direito, sem chances para Marcão. Gama 2 a 0.

O Paysandu entregou os pontos e o Gama só não goleou porque não conseguiu ser eficiente nas finalizações. Aos 22, Dimba perdeu cara a cara. Aos 33, Rochinha acertou o travessão. No final, foram duas chances desperdiçadas em jogadas de contra-ataque, Romualdo aos 45 e Rochinha, aos 47.

GAMA 2x0 PAYSANDU - CAMPEONATO BRASILEIRO/17ª RODADA - 1ª FASE
Data: 05/10/2002
Local: Estádio Bezerrão
Árbitro: Cléber Wellington Abade (SP)
GAMA: Pitarelli; Paulo Henrique (Wilson Goiano), Vinícius, Jairo e Rochinha; Rafael, Deda, Jackson e Lindomar; Fernando Gaúcho (Romualdo) e Dimba. Técnico: Giba.
PAYSANDU: Marcão (Valentim); Tinho, Sérgio e Luís Fernando; Elson (Wandick), Vanderson, Sandro e Jóbson; Zé Augusto e Cleysson Rato (Albertinho). Técnico: Hélio dos Anjos.
Cartões amarelos: Wilson Goiano e Deda (Gama); Sérgio e Sandro (Paysandu)
Gols: Rafael (8') e Dimba (63')

Por Gabriel Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário