Total de visualizações da página

sábado, 30 de abril de 2016

Histórias do Candangão - Há 5 anos, Time de Guerreiros calava a Boca do Jacaré

Jogadores comemoraram muito a vitória que classificou o alviverde para a final do Candangão de 2011

Com um roteiro digno de cinema, o elenco de 2011 do Gama foi dentro e fora de campo um time de guerreiros. Há exatos cinco anos, no dia 30 de abril de 2011, o alviverde superou todas as dificuldades, venceu o Brasiliense na casa do rival e se classificou para a final, conseguindo assim uma vaga na Copa do Brasil depois de cinco anos.

O Gama havia começado mal o quadrangular semifinal, com duas derrotas. A situação era a cada dia mais desesperadora, além dos salários atrasados, as más condições de treinamento, ameaças de greve do elenco e o pior, as palavras e atitudes do presidente Paulo Goyaz, se isentando de qualquer culpa e apenas crucificando jogadores e o técnico Heriberto da Cunha, além de seu pedido de licença, dias antes da partida decisiva contra o Brasiliense.

A história começou a mudar diante do Botafogo-DF, a equipe marcou um gol após 337 minutos, alcançando a vitória. No segundo jogo contra a filial carioca, outro resultado positivo. A goleada sobre o Formosa foi a motivação para a última rodada, onde o Gama precisava vencer para se classificar.

Todos pela mesma causa
Na véspera do clássico contra o Brasiliense, torcedores se organizaram por meio de uma comunidade na rede social Orkut, com a intenção de arrecadar dinheiro para os jogadores e assim amenizar a crise por conta dos salários atrasados. A arrecadação foi distribuída aos jogadores no vestiário do estádio Serejão, momentos antes do clássico decisivo.
Torcedores se reuniram e arrecadaram dinheiro que foi dado aos jogadores como incentivo para o clássico. Foto: Correio Braziliense

A redenção
O "time de guerreiros", como a própria torcida os batizou, mostrou toda a sua força. Ao entrar em campo, o elenco gamense, com desfalques importantes, viu uma torcida enorme e vibrante recebe-los fazendo uma grande festa. Assim como os torcedores, os jogadores mostraram toda sua vontade e garra para levar o Gama a tão sonhada final.

O Gama mais do que nunca precisava se lançar ao ataque, a vitória era o único resultado que interessava. O alviverde foi quem chegou primeiro, aos nove minutos o lateral Alan cruzou e Tallys de voleio mandou a bola pela linha de fundo. Aos 16, Thiago Gaúcho arriscou de fora da área para boa defesa de Gilson. Quando o Brasiliense chegou, quase marcou, Ferrugem driblou dois marcadores gamenses, mas pecou no último passe.

Quando as duas equipes não conseguiam criar e erravam vários passes, veio o grande momento da partida. Aos 36 o meia Elivelto alçou bola na área e Ederson cabeceou para o fundo das redes, dois minutos depois Tallys fez belo lançamento para o jovem atacante Hugo, que só deslocou Gilson: Gama 2 a 0.

O Brasiliense conseguiu marcar ainda no primeiro tempo. Ferrugem cobrou escanteio na cabeça de Teco, que escorou para o fundo das redes e diminuiu o prejuízo. A equipe amarela se lançou ao ataque, mas não conseguiu empatar, a classificação do arquirrival só saiu por causa de uma improvável goleada do Botafogo-DF sobre o Formosa, em pleno Diogão.

BRASILIENSE 1x2 GAMA - 6ª RODADA/QUADRANGULAR SEMIFINAL - CANDANGÃO
Data: 30/04/2011
Local: Estádio Serejão
Público: 5.594 pagantes
Renda: R$22.565
Árbitro: Ademário Neves
BRASILIENSE: Gilson; Patrick (Adrianinho), Raphael, Teco e Cicinho; Deda, Ruy, Ferrugem e Iranildo (Fabiano Gadelha); Rômulo e Bebeto (Acosta). Técnico: Reinaldo Gueldini
GAMA: Vizzotto; Alan, Da Silva, Rafael Pedro e Dudu; Thiago Gaúcho, Éderson, Thiago Mattos (Roan) e Elivelto (Joabe); Tallys e Hugo (Thyago Fernandes). Técnico: Heriberto da Cunha
Cartões amarelos: Teco, Deda, Ferrugem, Rômulo, Adrianinho, Vizzotto, Alan, Dudu, Thiago Gaúcho e Roan
Gols: Ederson (36') e Hugo (38') para o Gama; Teco (43') para o Brasiliense

Curiosidades
- O Brasiliense nunca ganhou uma partida em uma final de Candangão contra o Gama, em todas as vezes que foi campeão, foi beneficiado pela vantagem que o regulamento previa;
- Thiago Gaúcho e Dudu Gago, que estiveram presentes nessa partida, são titulares absolutos da equipe atual e ídolos da torcida. O zagueiro Pedrão, titular do time atual e em 2011, estava suspenso;
- O atacante gamense Fábio Silva foi o artilheiro da competição, com 9 gols.

Por Gabriel Caetano







Nenhum comentário:

Postar um comentário